MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Resultado Sisu 2024: lista de aprovados em 1ª chamada sai nesta terça

O Ministério da Educação (MEC) revelará o resultado do Sisu 2024 para a primeira chamada do processo seletivo nesta terça. Veja prazo para matrícula na universidade pública

Estudante com mochala nas costas segura livrosi
Estudante com mochala nas costas segura livrosi - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/01/2024, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) revelará o resultado do Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) para a primeira chamada do processo seletivo. São disponibilizadas 264.360 vagas no total, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior participantes do programa.

Uma novidade a partir deste ano é que haverá somente uma edição do Sisu,  simplificando o processo de seleção. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de matrícula porque não haverá a segunda edição no segundo semetre. Essa será a única oportunidade de conquistar uma vaga no ensino público superior.

+Concurso Nacional Unificado: mais de 500 mil vão fazer a prova sem pagar inscrição

Prazo para Matrícula no Sisu 2024

O resultado do Sisu 2024 será divulgado pelo Portal Único de Acesso. As matrículas estão programadas para ocorrer de 1º a 7 de fevereiro e os cursos têm início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, pois será a classificação do estudante que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre deste ano, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.

O ingresso do estudante no curso, portanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido.

Lista de espera do Sisu

O MEC informou que o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Essa lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. 

+Dinheiro Esquecido: aumentam golpes sobre valores a receber, alerta BC

TOP 6 universidades com mais vagas

O Ministério da Educação (MEC) revelou o ranking das seis instituições que concentram a maior quantidade de vagas para os futuros universitários. São elas:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788; 
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferecerá 7.750 vagas;
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com quase 6 mil vagas;
  • Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e
  • Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610.

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) no Paraná é a única participante municipal, ofertando 86 vagas. A maioria das vagas é para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

Saiba mais sobre o Sisu

O Sisu, um sistema eletrônico administrado pelo MEC, gerencia as vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada ao ensino superior gratuito no país.

A seleção dos estudantes é realizada com base na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentro do limite de oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência.

Isso ocorre de acordo com as preferências dos candidatos inscritos, levando em consideração também o perfil socioeconômico para cumprir as diretrizes da Lei de Cotas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.