O dia 7 de setembro marca a data em que D.Pedro proferiu o grito da independência às margens no Rio Ipiranga. O rodízio em São Paulo vai ser afetado pelo feriado?
Milhares de veículo circulam diariamente pela capital paulista, dona da maior frota de veículos do país. Por conta disso, a Prefeitura adota o rodízio em São Paulo como forma de organizar melhor o trânsito local. Durante o rodízio, os motoristas ficam impedidos de transitar no Centro Expandido.
Esse perímetro inclui as ruas e avenidas que delimitam o chamado Mini Anel Viário, formado pelas seguintes vias do município:
Contudo, o feriado de 7 de setembro vai provocar mudanças na engenharia de tráfego da capital paulista. Nesta data, comemora-se o Dia da Independência do Brasil. Neste mesmo dia, em 1822, D.Pedro proclamou a libertação do país, que era uma colônia de Portugal.
A ruptura entre as nações teria sido iniciada após D.Pedro proferir o grito da independência às margens no Rio Ipiranga, em São Paulo. Esse é um dos três mais importantes feriados constantes no calendário nacional.
LEIA TAMBÉM
+Parar saber quem deve trabalhar e quem folga no feriado de 7 de setembro, clique aqui
O rodízio de veículos será suspenso neste feriado de 7 de setembro e as faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas, conforme informou a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Também não valerão as demais restrições existentes na cidade: Rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF). Em caso de dúvidas, o motorista pode ligar para o 156.
+Bolsa Empreendedor: ainda dá tempo de garantir R$ 1.000,00; Veja prazo final
A circulação livre e desimpedida de automóveis na cidade de São Paulo vai durar um dia apenas. A partir da quinta-feira (8), volta a valer o rodízio em São Paulo - estabelecido de acordo com o término da placa do automóvel.
Os condutores estão impedidos de circular somente durante a semana, de segunda a sexta, em dois períodos. Na parte da manhã, o rodízio de veículos em SP vigora das 7h às 10h. Já no turno da tarde, a restrição vale das 17h às 20h. Portanto, é importante programar os deslocamentos para fora desses horários.
Confira abaixo o cronograma de restrição:
Vale ressaltar que ignorar o rodízio é infração média, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa é uma das principais autuações realizadas por meio de radar e gera multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
++++Acompanhe as principais informações sobre sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.