MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

São Paulo concentra 30% das vagas de emprego criadas no Brasil em 2023

No período de janeiro a agosto deste ano, o estado de São Paulo foi responsável por quase 1/3 da geração de trabalho no Brasil. Veja os setores com mais vagas de emprego

Pessoa segura carteira de trabalho e notas de reais com bandeira do estado de São Paulo ao fundo
Pessoa segura carteira de trabalho e notas de reais com bandeira do estado de São Paulo ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/10/2023, às 22h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No período de janeiro a agosto deste ano, o estado de São Paulo foi responsável por quase 1/3 da geração de empregos no Brasil. De acordo com dados da pesquisa Emprego Formal, realizada pela Fundação Seade, São Paulo registrou a criação de 386 mil novos postos de trabalho, representando cerca de 30% de todas as vagas de emprego geradas no país em 2023, nos oito primeiros meses do ano.

Em agosto, o estado manteve o índice positivo, com um aumento de 0,5% no emprego em relação ao mês anterior. Os números revelaram que houve 643 mil admissões e 578 mil desligamentos, resultando em um saldo de 65.462 novas posições.

Com esse desempenho, o estoque de empregos formais em São Paulo atingiu a marca de 13,5 milhões, de acordo com o Caged. O governador Tarcísio de Freitas destacou a confiança dos empreendedores e dos setores industriais, comerciais, de serviços e agrícolas.

+Manobra de Heimlich salva a vida de dois bebês em São Paulo; Conheça a técnica

Vagas de empregos por segmentos

Os números de agosto mostraram variações positivas em todos os segmentos:

  • construção (1,1%);
  • serviços (0,5%);
  • comércio (0,5%);
  • agricultura (0,3%)
  • indústria (0,2%)

De acordo com a Fundação Seade, as áreas com maior destaque na oferta de vagas foram vagas administrativas e serviços complementares (14 mil), educação (8 mil) e alojamento e alimentação (5 mil).

Em termos absolutos, os novos empregos criados em agosto totalizaram 37.858 no setor de serviços, 13.152 no comércio, 8.086 na construção, 5.282 na indústria e 1.086 na agricultura, pecuária e pesca, somando 65.462 posições.

+Começa o julgamento de Bolsonaro no TSE por abuso de poder político

Quanto à distribuição regional, os destaques na criação de postos de trabalho em agosto foram na capital, São Paulo, com 15.966 vagas, seguida por Campinas, que gerou 10.419 novos empregos, a Grande São Paulo, com 5.822 vagas, e Sorocaba, com 4.182 vagas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.