MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

São Paulo: tecnologia do Governo do Estado vai controlar número de faltas dos alunos

Número de faltas podem ser controladas por tecnologia do Governo do Estado de São Paulo; nova ferramenta também irá levantar dados demográficos; Veja

Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo vai controlar número de faltas dos alunos
Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo vai controlar número de faltas dos alunos - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/03/2022, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais uma novidade que pretende melhorar os diagnósticos da educação no estado de São Paulo. É que uma tecnologia do Governo vai controlar o número de faltas dos alunos da rede estadual de ensino. A nova ferramenta irá ajudar a diminuir a evasão escolar e contribuir para o levantamento de dados demográficos de SP. 

A 3 ° edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov tem início com a identificação das demandas dos órgãos públicos, ao aplicar uma metodologia de compreensão de desafios. Logo após esse momento, editais de chamamento públicos serão lançados para o recebimento de propostas de soluções que possam atender a cada desafio. 

Tecnologia do Governo de São Paulo controla número de faltas 

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) do estado de São Paulo tem buscado soluções para melhorar a análise de dados sobre a defasagem de aprendizagem dos estudantes, além de controlar o número de faltas dos alunos para auxiliar gestores e docente na tomada de decisões e no planejamento estratégicos que possa diminuir as dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho dos alunos.  

Ao todo, a rede estadual de ensino de SP possui mais de 5 mil escolas, além dos 250 mil profissionais e 1,4 milhão de estudantes. A nova tecnologia irá ajudar a impulsionar os resultados positivos para a pasta, já que são mais de 50 mil estudantes que têm dificuldades em progredir na sua jornada estudantil. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), indicadores apontam para um cenário favorável para a aprovação dos anos iniciais e finais, embora tenha havido uma queda no Ensino Médio. Entretanto, apenas em 2020, as taxas de reprovação chegaram a 38.674 alunos e 12.093 estudantes abandonaram a escola. 

Chamamento público. Saiba mais 

O Governo de São Paulo lançou edital para Pessoas Jurídicas, Consórcios, Grupos de Empresas e Institutos de Pesquisa. O objetivo é encontrar soluções tecnológicas que possam auxiliar na avaliação estudantil e contribua para manter o crescimento da qualidade do ensino em SP. Ao propor uma solução, ela deve ser capaz de coletar e disponibilizar informações para que seja possível acompanhar visualmente, analisar e exigir indicadores.  Confira atividades desempenhadas e os benefícios com a nova tecnologia:

  • Auxiliar as escolas em sua análise;  
  • Perceber, de maneira rápida e prática, quais lacunas foram deixadas nos anos anteriores e aprimorar conhecimentos adquiridos recentemente;
  • Trabalhar nas turmas as questões relacionadas aos conteúdos que apresentam tais dificuldades; 
  • Ofertar aos alunos um ensino personalizado, por meio da elaboração de estratégias que ajam pontualmente no problema de aprendizagem;
  • Otimizar o tempo dos professores; 
  • Ajudar na própria preparação dos professores para as aulas, identificando o que os estudantes não conseguem entender tão bem, para pensar em estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do conteúdo da maneira mais clara possível.
  • Os números precisam ser compreensíveis pedagogicamente e acessíveis para a equipe escolar.

Confira o cronograma com as etapas do edital

Confira o edital clicando aqui

As inscrições podem ser realizadas no portal: https://materiais.ideiagov.sp.gov.br

Veja cronograma:

  • Abertura das inscrições - 24/02/2022;
  • Prazo final das inscrições -  26/03/2022 até às 23h59;
  • Webinar Tirar Dúvidas - 21/03/2022.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.