Nesta quinta (23) os contribuintes já podem checar o segundo lote de restituição do IRPF 2022; saiba como consultar e veja calendário da restituição
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/06/2022, às 15h44
O segundo lote da restituição do IRPF 2022 pode ser consultado a partir desta quinta-feira (23). O primeiro lote começou a ser pago no último dia 31 de maio, no mesmo dia do prazo final da entrega das declarações do IR. Cerca de 6,3 bilhões foram pagos para 3 milhões de contribuintes. Veja mais detalhes.
A Receita Federal costuma liberar a consulta com uma semana de antecedência da próxima data de pagamento. As restituições terão os valores corrigidos em 1% pela Selic para esse segundo lote. A previsão de pagamento é para o dia 30 de junho.
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O cronograma libera os primeiros lotes de restituição no dia do encerramento do prazo do IRPF 2022. Os contribuintes que entregam a declaração primeiro recebem a restituição no primeiro lote. No entanto, as pessoas com deficiência ou doenças graves e professores têm preferência no pagamento.
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As declarações que precisarem ser alteradas passam a valer a data de retificação no sistema, com isso, a posição da fila da restituição irá mudar e, consequentemente, o contribuinte não receberá nos primeiros lotes.
Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
Para aqueles que estavam na lista de contemplados e não receberam no segundo lote, devem entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o reagendamento do pagamento, que pode ser feio por meio do site ou pelo aplicativo.
Outra maneira é pela central de atendimento, pelo telefone 4004-0001 para quem mora em capitais, mas 0800-729-0001 para as demais localidades. O 0800-729-0088, é exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
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