Os contribuintes começam a receber na próxima quinta-feira (30), o segundo lote da restituição com correção de 1%, com base na taxa Selic; saiba mais
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/06/2022, às 15h46
O segundo lote da restituição do IRPF 2022 terá correção de 1%, com base na taxa Selic. Os contribuintes começam a receber na próxima quinta-feira (30). A consulta para este lote será aberta nesta quinta-feira (23), às 10h. Ao todo, serão pagos R$ 6,3 bilhões a 4,3 milhões de contribuintes. Veja como consultar.
Os cidadãos com prioridade legal receberão R$ 2,7 milhões, tendo 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 e tenha como principal fonte de renda o magistério. Também recebe 2,8 milhões de contribuintes que não são prioritários e entregaram a declaração até o dia 19 de março.
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Caso o contribuinte cumpra essas condições, mas não ingresse no segundo lote, deverá consultar o extrato da declaração para verificar se foram identificadas pendências. Se isso acontecer, você precisará corrigi-los e enviar uma declaração retificadora.
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Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
Para aqueles que estavam na lista de contemplados e não receberam no segundo lote, devem entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o reagendamento do pagamento, que pode ser feio por meio do site ou pelo aplicativo.
Outra maneira é pela central de atendimento, pelo telefone 4004-0001 para quem mora em capitais, mas 0800-729-0001 para as demais localidades. O 0800-729-0088, é exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
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