MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sisu 2023: Saiba como se inscrever, resultado, prazos e mais

Estão abertas as inscrições para o Sisu 2023, com oferta de 26.399 mil vagas em 128 universidades públicas; prazo segue até dia 24 de fevereiro. Saiba tudo

Página do Sistema de Seleção Unificada
Página do Sistema de Seleção Unificada - Divulgação - Sisu 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/02/2023, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada) abriu nesta quinta-feira (16) as inscrições para o primeiro semestre, que vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro. Nesta primeira edição, serão ofertadas 26.399 mil vagas em 128 universidades públicas, entre elas 63 universidades federais. 

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e que os participantes tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Neste caso, o sistema calcula e divulga a nota de corte para cada curso periodicamente. Essa nota consiste na menor pontuação para o candidato ficar entre os selecionados de um determinado curso, considerando o número de vagas e total de candidatos inscritos.

+ Isenção de IR para quem ganha até R$ 2.640. Veja quando começa a valer 

Saiba como se inscrever 

Aqueles que desejam entrar em uma universidade pública devem se inscrever por meio do site oficial do Sisu, gerido pelo Ministério da Educação (MEC). Veja o passo a passo: 

  • Ao acessar o site do Susu, o candidato deve selecionar a opção "Fazer inscrição" para ser redirecionado à página de login do Sistema;
  • Para os que já possuem o “Login Único" do Governo Federal, basta inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha;
  • Caso não, será necessário criar uma conta gov.br. 

Os estudantes poderão se inscrever em até duas opções de vaga no processo seletivo do Sisu. Não podendo escolher mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. 

Resultado 

O processo seletivo tem resultado divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para demonstrar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março, assim como prevê o edital

Saiba como funciona o Sisu 

O Sisu reúne vagas de oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, principalmente instituições federais (universidades e institutos).O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Enem. 

As inscrições para participar do Sisu são gratuitas e devem ser feitas totalmente online. Após a inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções de curso dentre os cursos oferecidos em cada processo seletivo do Sisu. As opções do curso podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, verificando a última inscrição cadastrada.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.