Mais de 5,5 milhões enviaram a declaração do Imposto de Renda 2023 até hoje (22), mas a minoria optou por declarar via celular ou pela declaração pré-preenchida, que facilita o procedimento
Hoje completa uma semana que a Receita Federal deu início ao recebimento da declaração do Imposto de Renda 2023. Até as 19h desta quarta-feira, mais de 5,5 milhões prestaram contas ao Fisco de quanto receberam e quanto gastaram no ano passado. Porém, apenas 10% fez o IRPF pelo celular.
A maioria da população (85%) continua optando pela forma tradicional de declarar: baixando o programa gerador no computador. Outros 5% fizeram o procedimento pelo sistema online. Segundo a Receita, a expectativa é que sejam recebidas cerca de 40 milhões de declarações neste ano até o dia 31 de maio, prazo final para envio.
A minoria também optou pela forma facilitada de declarar. Apenas 23% usou a declaração pré-preenchida. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, por exemplo, precisando apenas conferir os dados, sem a necessidade de preencher tudo manualmente. Essa opção pode resultar na diminuição de erros e omissões, além de facilitar o procedimento.
O modelo de tributação da declaração simplificada foi o escolhido por 57% dos declarantes até hoje, por ser uma opção mais fácil e rápida. Nela, você pode optar por um desconto padrão de 20% na sua base de cálculo.
LEIA TAMBÉM
Em geral, a declaração simplificada é mais jogo para quem tem uma renda mais baixa e poucas despesas dedutíveis. Já a declaração por deduções legais é mais indicada para quem tem uma renda mais alta e muitas despesas dedutíveis, como gastos com educação e saúde.
Mesmo tendo optado pelo desconto simplificado ao começar a preencher a declaração, basta clicar na opção "deduções legais" antes de enviar para conferir qual quantia de restituição cada possibilidade mostra e, então, fazer a escolha mais adequada ao seu bolso.
O contribuinte tem três opções para fazer e entregar a declaração de imposto de renda: pela plataforma online (direto na internet); pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets; ou baixando o programa e instalando no computador. Também é permitido começar a declaração em uma plataforma, salvar online e continuar em outra.
Confira abaixo o passo a passo para declarar pelo celular:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.