MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Só 10% declararam Imposto de Renda pelo celular; Veja passo a passo

Mais de 5,5 milhões enviaram a declaração do Imposto de Renda 2023 até hoje (22), mas a minoria optou por declarar via celular ou pela declaração pré-preenchida, que facilita o procedimento

Celular com sistema da Receita Federal em cima de teclado de computador
Celular com sistema da Receita Federal em cima de teclado de computador - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/03/2023, às 20h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Hoje completa uma semana que a Receita Federal deu início ao recebimento da declaração do Imposto de Renda 2023. Até as 19h desta quarta-feira, mais de 5,5 milhões prestaram contas ao Fisco de quanto receberam e quanto gastaram no ano passado. Porém, apenas 10% fez o IRPF pelo celular.

A maioria da população (85%) continua optando pela forma tradicional de declarar: baixando o programa gerador no computador. Outros 5% fizeram o procedimento pelo sistema online. Segundo a Receita, a expectativa é que sejam recebidas cerca de 40 milhões de declarações neste ano até o dia 31 de maio, prazo final para envio.

A minoria também optou pela forma facilitada de declarar. Apenas 23% usou a declaração pré-preenchida. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, por exemplo, precisando apenas conferir os dados, sem a necessidade de preencher tudo manualmente. Essa opção pode resultar na diminuição de erros e omissões, além de facilitar o procedimento.

Declaração simplificada x deduções legais

O modelo de tributação da declaração simplificada foi o escolhido por 57% dos declarantes até hoje, por ser uma opção mais fácil e rápida. Nela, você pode optar por um desconto padrão de 20% na sua base de cálculo.

Em geral, a declaração simplificada é mais jogo para quem tem uma renda mais baixa e poucas despesas dedutíveis. Já a declaração por deduções legais é mais indicada para quem tem uma renda mais alta e muitas despesas dedutíveis, como gastos com educação e saúde.

Mesmo tendo optado pelo desconto simplificado ao começar a preencher a declaração, basta clicar na opção "deduções legais" antes de enviar para conferir qual quantia de restituição cada possibilidade mostra e, então, fazer a escolha mais adequada ao seu bolso.

Declaração do Imposto de Renda pelo celular

O contribuinte tem três opções para fazer e entregar a declaração de imposto de renda: pela plataforma online (direto na internet); pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets; ou baixando o programa e instalando no computador. Também é permitido começar a declaração em uma plataforma, salvar online e continuar em outra.

Confira abaixo o passo a passo para declarar pelo celular:

  • Baixe o app Meu Imposto de Renda, clique em "Entrar com gov.br", insira CPF, a senha para fazer login e clique em "Entrar";
  • Na tela seguinte, clique em "Autorizar" o uso de dados pessoais;
  • Na lista, selecione "IRPF 2023" e clique em "Preencher declaração";
  • Depois, clique m "Iniciar Pré-preenchida";
  • Na sequência, clique nos ícones "identificação"; "familiares"; "rendimentos";
  • "pagamentos", "bem e dívidas"; e vá confirmando e preenchendo as informações faltantes;
  • Após preencher todas as seções, clique no ícone "resumo" para fazer a conferência final;
  • Por fim, na tela inicial, clique nos três traços abaixo de gov.br para selecionar a opção "Entregar"; e
  • Aceite os termos e condições e clique em "Entregar declaração".

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.