MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

SP desobriga o uso de máscaras em locais fechados. Saiba onde item ainda será exigido

O uso de máscaras em locais fechados deixou de ser obrigatório no Estado de São Paulo a partir de hoje (17) ; Saiba onde o item de proteção será exigido

SP desobriga o uso de máscaras em locais fechados
SP desobriga o uso de máscaras em locais fechados - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/03/2022, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o relaxamento dos protocolos de distanciamento social controlado em diversos locais do país, o uso do item de proteção começou a ser flexibilizado em vários estados brasileiros. A partir desta quinta-feira (17) não é mais obrigatório o uso de máscaras em locais fechados no estado de São Paulo. No dia 9 de março, o Estado já tinha desobrigado o uso da máscara facial em locais abertos. 

O governador de SP João Doria (PSDB) assinou um decreto que deixa de ser obrigatório o uso da máscara em locais fechados. A regra já começa a valer a partir de hoje. O chefe do executivo estadual disse que recebeu uma nota técnica do Comitê Científico que aponta para uma melhora na situação epidemiológica em SP.

“Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, defendeu.

A nota técnica que possibilitou a liberação afirma que no período de 14 dias após o carnaval, foi constatado a manutenção da melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durantes as semanas antes do feriado prolongado, indicando uma redução da transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo. 

+ Precisa renovar a habilitação? Detran de SP faz mutirão da CNH neste sábado (19); saiba mais

Uso de máscaras em locais fechados? Veja onde continua sendo exigido

O decreto assinado por Doria mantém a obrigatoriedade do uso do item de proteção em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô, os locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. Passa a ser opcional o uso em ambientes como escolas e comércio. Veja onde a máscara segue obrigatória. 

  • Uso obrigatório: ônibus, metrô, trens e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); hospitais, consultórios, unidades de saúde;
  • Uso optativo: escolas, escritórios, academias, shoppings, lojas.

No Twitter, o governador de SP comemorou a novidade. "Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!", disse.

Notícia útil para o seu estado. Você também pode conferir outras notícias de São Paulo/SP aqui

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.