MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Sua empresa se encaixa no Simples Nacional? Últimas dias para Declaração Fiscal

A Defis é obrigatória para empresas que foram optantes pelo Simples Nacional. Usuários pedem prorrogação do prazo da Defis devido à instabilidade no e-CAC

Usuários pedem prorrogação do prazo da Defis devido à instabilidade no e-CAC
Usuários pedem prorrogação do prazo da Defis devido à instabilidade no e-CAC - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/03/2023, às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (31), será o último dia para entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) referente ao ano-calendário 2022. A Defis é obrigatória para empresas que foram optantes pelo Simples Nacional em pelo menos um período de apuração durante o ano passado.

Para enviar a Defis, é importante que todas as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (PGDAS-D) tenham sido transmitidas. A omissão da Defis pode impedir a apuração dos períodos de apuração a partir de março/2023 no PGDAS-D.

Caso a empresa tenha passado por alguma situação especial, como fusão ou incorporação, é necessário entregar a Defis - Situação Especial até o último dia do mês subsequente ao evento. No caso dessas situações ocorrerem no primeiro quadrimestre do ano-calendário, a declaração deve ser entregue até o último dia do mês de junho.

+++ Projeto propõe isenção do Imposto de Renda para ESTES trabalhadores; Veja

Usuários pedem prorrogação do prazo da Defis devido à instabilidade no e-CAC

A plataforma e-CAC, utilizada para fazer a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), vem apresentando instabilidades nos últimos dias. Como consequência, muitos usuários não conseguem acessar o sistema para enviar suas declarações dentro do prazo previsto, que encerra amanhã, dia 31 de março.

Com a dificuldade de acesso à plataforma, muitos contribuintes têm solicitado a prorrogação do prazo para a entrega da Defis. Alguns relatam que já tentaram acessar a plataforma diversas vezes, mas não conseguiram concluir o processo devido à instabilidade do sistema.

“Como que entrega uma declaração se a plataforma de vocês não funciona???”, escreveu o usuário Jailson Chagas em uma publicação da Receita Rederal no Instagram.

É importante ressaltar que a falta de entrega da Defis pode acarretar em multas e outras penalidades para a empresa. Para saber como preencher a declaração corretamente, consulte o Manual do PGDAS-D e DEFIS.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.