MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

SUS: pacientes terão acesso a informações e detalhes sobre filas de espera

Iniciativa visa promover maior transparência e controle sobre as filas do SUS. Medida combate "fura-fila" e politização no processo de aguardar pelos procedimentos

Gestores da saúde serão obrigados a fornecer todo mês o número de pacientes aguardando
Gestores da saúde serão obrigados a fornecer todo mês o número de pacientes aguardando - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/02/2024, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quarta-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa aumentar a transparência em relação às filas de espera por cirurgias e exames nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, no entanto, sofreu modificações por parte dos deputados federais, o que exigirá que o projeto retorne para votação no Senado.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Conforme o texto aprovado, as listas de espera devem ser disponibilizadas na internet, contendo informações como o número do Cartão de Saúde do paciente, a data de agendamento, a posição do paciente na fila, o local onde será realizado o procedimento e a especialidade em caso de cirurgia eletiva.

O relator do projeto, deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), enfatizou que essa medida visa garantir dignidade aos cidadãos que aguardam pelos serviços do SUS. "Essa ação vai dar dignidade à saúde pública do Brasil. Vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois", declarou.

Gestores da saúde serão obrigados a fornecer todo mês o número de pacientes aguardando

Segundo o projeto aprovado, os governos e responsáveis pelas unidades de saúde terão a obrigação de atualizar as listas a cada quinze dias, sendo permitidas alterações apenas com base em critérios médicos. Além disso, os pacientes que tiverem suas datas de agendamento modificadas ou procedimentos desmarcados deverão ser devidamente informados com antecedência sobre a nova data de agendamento.

Além da divulgação das listas de espera, os gestores das unidades de saúde serão obrigados a fornecer mensalmente, também pela internet, o número de pacientes aguardando por procedimentos específicos e o tempo médio de espera.

Essa iniciativa visa promover maior transparência e controle sobre as filas do SUS, proporcionando aos cidadãos informações claras sobre o andamento de seus procedimentos e contribuindo para a redução de práticas como o "fura-fila" e intervenções políticas indevidas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.