MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Tem alguma dúvida sobre benefícios sociais? Veja como entrar em contato com os órgãos

Os órgãos oficiais do governo federal oferecem para os cidadãos duas opções de contatos. Confira quais são eles!

Tem alguma dúvida sobre benefícios sociais? Veja como entrar em contato com os órgãos
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/06/2022, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O conteúdo sobre benefícios sociais é um dos que mais crescem nos portais que fazem a cobertura sobre eles. Com isso, há uma infinidade de vídeos e artigos explicando as regras para o recebimento de cada um deles e dicas de como conseguir estes benefícios. 

Contudo, há sempre aquela dúvida sobre os auxílios pagos pelo governo. Logo, é necessário entrar em contato com os órgãos para verificar como receber os benefícios sociais. 

+Inflação sobre aluguéis residenciais recua em maio, mas tem a maior taxa da história

Geralmente, o Ministério da Cidadania é o responsável pela maioria dos auxílios pagos pelo governo federal. Por exemplo, a pasta é que organiza as transferências do Auxílio Brasil, Vale Gás e até mesmo a Tarifa Social de Energia Elétrica. Assim, qualquer dúvida pode ser sanada em contato direto com eles. 

Por outro lado, algumas pessoas têm receio de entrar em contato com o Ministério por medo de sofrer algum golpe por causa de números falsos. Por isso, o JC Concursos fez um levantamento sobre os principais telefones oficiais para entrar em contato com os principais órgãos que realizam o pagamento dos benefícios sociais. 

Veja o número de telefone dos principais órgãos do governo

O primeiro contato que vamos informar será o Ministério da Cidadania, que é responsável pela maioria dos benefícios sociais. O número é o 121. 

Pelo contato telefônico, você consegue tirar dúvidas sobre os programas sociais. Por exemplo, verificar se ela está na lista de pagamentos, como se cadastrar no CadÚnico, que é necessário para participar dos programas sociais. 

O segundo telefone é para o banco que libera os recursos para os cidadãos. O contato de atendimento da Caixa Econômica Federal é o 111. Mas antes de entrar em contato, saiba que a Caixa não define os valores e nem a lista de usuários, ele apenas libera o pagamento. 

+Estudo da FGV mostra que nível de empregos atingiu o maior índice do ano; Confira

Quem tem algum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode entrar em contato com o órgão pelo fone 135. Porém, lembre-se que o INSS é responsável apenas pelos benefícios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria e pensão por morte, por exemplo.

Além disso, há opções de contato pelos aplicativos do órgão. O Ministério da Cidadania tem, por exemplo, o app do Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS). Enquanto que a Caixa possui o Caixa Tem (disponível para Android e iOS) e o INSS conta com o Meu INSS (disponível para Android e iOS).

+++Acompanhar as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.