MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Terceiro lote da restituição do IRPF terá correção de 2,02%. Saiba como consultar

Os contribuintes começam a receber na próxima sexta-feira (29), o terceiro lote da restituição com correção de 2,02%, com base na taxa Selic; veja detalhes

Um celular aberto com o site da Receita Federal embaixo de um teclado
Um celular aberto com o site da Receita Federal embaixo de um teclado - Agência Brasil - Terceiro lote da restituição

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/07/2022, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 será pago na próxima sexta-feira (29) e terá correção de 2,02%, com base na taxa Selic (taxa básica de juros da economia). Segundo o calendário de pagamento do Fisco, ao todo são cinco lotes de restituições, o quarto e o quinto serão disponibilizados nos meses de agosto e setembro. 

De acordo com a Receita Federal, foram liberados R$ 6,3 bilhões para o pagamento do terceiro lote. Tem prioridade a receber cerca de 5,24 milhões de pessoas, sendo mais da metade paga a quem possui prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos; contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além de que, também recebe quem enviou a declaração até 02 de maio. 

++++ Restituição do IRPF 2022 será paga nesta sexta-feira (29). Quem recebe no 3º lote?

Aprenda a consultar o terceiro lote da restituição 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Tem direito e não recebeu na data informada? Saiba o que fazer 

O correntista do banco pode agendar o crédito dos valores, caso tenha direito a restituição e não recebeu, por meio do portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Os valores das restituições são depositados na conta corrente que foi informada durante o preenchimento da declaração. Caso o crédito não esteja na sua conta corrente no prazo estipulado para o recebimento, os valores ficarão disponíveis em até um ano no Banco do Brasil. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.