MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Transporte público em SP será gratuito para quem irá fazer o Enem

Metrô, trens e ônibus terão acesso gratuito para participantes do Enem na região metropolitana de São Paulo nos dias 5 e 12 de novembro. Medida visa facilitar deslocamento dos candidatos

Transporte público em SP será gratuito para quem irá fazer o Enem
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/11/2023, às 10h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro, saiba que não precisa se preocupar com o custo do transporte público para chegar ao local de prova. O governo do estado e a prefeitura de São Paulo anunciaram a gratuidade dos ônibus, metrôs e trens que circulam na região metropolitana para os estudantes que vão participar do exame.

A medida foi assinada pelo governador Tarcísio de Freitas na quinta-feira (2) e vale para os serviços de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo. A gratuidade vale entre 9h e 21h nos dois dias de provas.

Para ter acesso ao benefício, basta apresentar o cartão de confirmação da inscrição no Enem, que pode ser impresso no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. Os usuários dos ônibus municipais não devem passar pela catraca, fazendo o embarque e desembarque pela mesma porta.

Além de economizar com o transporte, os estudantes também podem aproveitar a oportunidade para revisar os conteúdos durante o trajeto. Uma dica é levar um caderno ou um aplicativo com as principais fórmulas, conceitos e datas que podem cair na prova. Outra sugestão é ouvir podcasts ou vídeos educativos sobre os temas que mais geram dúvidas.

O governo estadual informou ainda que o fluxo de passageiros será avaliado ao longo do dia para verificar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento das provas. A SPTrans - empresa que administra o transporte por ônibus na capital paulista - vai reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova e que têm grande movimentação de estudantes.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado como critério de seleção para universidades públicas e privadas, além de programas como o ProUni, o Fies e o Sisu. Por isso, é importante se preparar bem para a prova e chegar com antecedência ao local. Lembre-se também de levar um documento oficial com foto e uma caneta preta de material transparente.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.