MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Tremor de terra de magnitude 6,6 no Acre: entenda o que aconteceu e quais são os riscos

Maior tremor de terra com magnitude 6,6 na Escala Richter foi registrado neste sábado (20) na Região Norte, segundo dados do serviço geológico

Acre registrou maior tremor de terra do país
Acre registrou maior tremor de terra do país - Reprodução
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/01/2024, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Região Norte testemunhou, neste sábado (20), o mais significativo tremor de terra já registrado no Brasil. Com uma magnitude de 6,6 na Escala Richter, conforme dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 18h31, horário de Brasília, ou 16h31, horário local.

Embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos tenha indicado que o epicentro foi em Tarauacá, no Acre, as coordenadas precisas apontam para uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Quais os riscos? 

Até o momento, não há relatos de danos, pois o abalo ocorreu a uma profundidade de 614,5 quilômetros, permitindo a dissipação eficiente da energia. De acordo com especialistas em geologia, tremores a essa profundidade raramente são perceptíveis para a população em geral.

Em 7 de junho de 2022, Tarauacá, localizado no noroeste do Acre, experimentou um sismo de 6,5 graus, o segundo maior da história do país. Naquela ocasião, não houve vítimas nem danos materiais registrados.

A incidência de tremores nessa região está relacionada à proximidade com a Cordilheira dos Andes, uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo. Nos últimos 45 anos, cerca de 96 abalos sísmicos foram registrados em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, sem causar consequências graves.

O que diz as autoridades 

Segundo informações da Agência Brasil, até o momento, o governo do Acre e a prefeitura de Tarauacá não se pronunciaram sobre o incidente. Antes dos eventos no município acriano, o maior terremoto da história do Brasil ocorreu na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, em 31 de janeiro de 1955, com magnitude de 6,2 na Escala Richter.

O que são tremores de terra? 

Os tremores de terra, também chamados de terremotos, são abalos sísmicos causados pela liberação repentina de energia acumulada nas placas tectônicas da Terra. Essas placas são grandes blocos de rocha que se movem lentamente sobre o manto da Terra. Quando duas placas colidem, elas podem se dobrar, deslizar ou quebrar. Se a quebra for grande o suficiente, pode causar um terremoto.

A magnitude de um terremoto é medida na Escala Richter, que vai de 0 a 9. Quanto maior a magnitude, mais forte é o terremoto. Terremotos com magnitude de 7,0 ou mais são considerados grandes e podem causar grandes danos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.