Quem trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2020 tem direito a receber um salário mínimo de abono salarial PIS/Pasep agora em 2022. Veja data limite para saque
Quem trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2020 tem direito a receber um salário mínimo de abono salarial PIS/Pasep, liberado em fevereiro pelo governo federal. Porém, o prazo para os beneficiários sacarem o PIS/Pasep esquecido está chegando ao fim. Falta apenas uma semana para a data limite: 29 de dezembro de 2022.
"O prazo final para sacar o valor nas agências termina no dia 29 de dezembro deste ano. Após essa data, o recurso retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o trabalhador terá de entrar com um recurso no MTP para ter liberado novamente o benefício no calendário de pagamento seguinte", informou em nota o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Até o início deste mês, cerca de 400 mil esquecidinhos ainda não haviam efetuado o saque. Para embolsar a grana adicional, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
Já foi divulgado o calendário de pagamento do abono salarial PIS/PASEP 2023. Não têm direito a receber o abono salarial o empregado doméstico; trabalhadores rurais empregados por pessoa física; trabalhadores urbanos empregados por pessoa física; e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
LEIA TAMBÉM
O interessado pode consultar se recebeu o abono salarial de 2020 neste ano presencialmente em uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, se preferir, mas não há a necessidade de sair de casa, pois é possível conferir por ligação telefônica ou via internet.
A central Alô Trabalhador atende pelo telefone 158. Há a opção, ainda, de verificar de forma online pelo portal www.gov.br ou por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Após login com as credencias GOV.br (CPF e senha), clique em "Benefícios", sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, em "Abono Salarial".
O dinheiro é depositado automaticamente pelo governo e o trabalhador de empresa privada pode sacar pela Caixa Econômica Federal, inclusive via aplicativo Caixa Tem, enquanto o servidor público pode regastar no Banco do Brasil.
+Não recebeu o 13º salário? Saiba o que fazer para o benefício ser pago
Apresentar recurso é a saída para quem atende a todos os requisitos, mas, após a consulta, descobriu que não foi creditado o abono salarial referente ao ano de 2020. O recurso deve ser feito por meio eletrônico, via e-mail, remetendo o pedido para trabalho.uf@economia.gov.br.
Mas atenção: é preciso substituir as letras "uf" pela sigla do estado onde o trabalhador mora. Exemplo: quem reside em São Paulo deve encaminhar para o e-mail trabalho.sp@economia.gov.br. Antes de correr, porém, o Ministério do Trabalho e Previdência orienta que o cidadão confira se realmente não ocorreu o crédito.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade e Benefícios no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.