MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Último dia de inscrições do Sisu: Garanta sua vaga no ensino superior!

Confira como participar do Sisu, para estudar o segundo semestre, e garanta sua chance de ingressar em uma instituição pública de ensino superior.

Último dia de inscrições do Sisu: Garanta sua vaga no ensino superior!
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Termina às 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (23) o prazo para as inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2021. Se você deseja ingressar em uma instituição pública de ensino superior, acesse agora mesmo o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e faça sua inscrição.

A previsão é de que a lista de classificados seja divulgada no dia 27 de junho. Neste processo seletivo, a nota obtida no Enem 2022 será considerada como critério de classificação. Se você se preparou e obteve um bom desempenho no Enem, essa é a sua chance de conquistar uma vaga.

Após a divulgação dos resultados, os estudantes classificados terão o período de 29 de junho a 4 de julho para realizar suas matrículas. Fique atento aos prazos e não perca essa etapa crucial para garantir a sua vaga na instituição escolhida.

+Pagamento do Bolsa Família: adicional de R$ 50 entra em vigor; veja quem recebe

Sisu: Oportunidade de ingresso no ensino superior público

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Universidades e institutos federais são responsáveis pela maioria das oportunidades disponíveis. Essa é a sua chance de ingressar em uma instituição reconhecida e obter uma formação de qualidade.

Processo seletivo e lista de espera

Durante o processo seletivo do Sisu, você pode escolher até duas opções de curso. É importante ressaltar que você pode alterar suas escolhas durante o período de inscrição, mas apenas a última opção será considerada válida. Caso não seja selecionado em nenhuma das opções, ainda há esperança. Você pode participar da lista de espera, manifestando interesse entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos na lista de espera será feita pelas instituições a partir de 10 de julho.

+Vestibular Fatec: confira os locais de prova

Lei de Cotas e oportunidades igualitárias

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa legislação determina que as instituições federais de ensino superior vinculadas ao MEC reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas são destinadas a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Vagas reservadas e bônus de acordo com as políticas das instituições

As instituições têm a liberdade de adotar suas próprias políticas e ações afirmativas, como a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda a determinados perfis. É importante que você verifique as especificações de cada instituição, pois o Sisu calcula automaticamente a nova nota, de acordo com as regras estabelecidas.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.