MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Último dia para se inscrever no Sisu do primeiro semestre é nesta sexta-feira (24)

No primeiro semestre de 2023, o Sisu oferece mais de 226 mil vagas em quase 130 instituições públicas de ensino, que são consideradas as melhores do país

Último dia para se inscrever no Sisu do primeiro semestre é nesta sexta-feira (24)
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/02/2023, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os estudantes têm até a próxima sexta-feira (24) para realizar as inscrições no primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site oficial do Sisu, utilizando o login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal, até as 23h59, horário oficial de Brasília. Não deixe para a última hora e garanta a sua participação no processo seletivo.

O programa disponibiliza 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas, das quais 63 são universidades federais. Para se candidatar a uma das vagas é necessário ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

+Mega-Sena pode fazer um novo milionário com prêmio de R$ 9 milhões; veja como apostar

O candidato poderá escolher até duas opções de vaga durante o período de inscrições, podendo alterar as opções quantas vezes quiser, sendo válida a última escolha registrada no sistema. No entanto, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, que inclui a divulgação das notas de corte, será divulgado no dia 28 de fevereiro. Após a divulgação, os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados entre os dias 2 e 8 de março. Os dias, horários e locais de atendimento serão informados por cada instituição de ensino em seu próprio edital. Não deixe de acompanhar a divulgação do resultado e as demais informações fornecidas pela instituição para a qual foi selecionado.

+Bolsa Família: Caixa libera mais uma rodada de pagamentos; veja quem recebe

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior do Brasil. O programa foi criado em 2010 com o objetivo de unificar o processo de seleção para as instituições públicas, utilizando como critério a nota obtida pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dessa forma, os estudantes que fizeram o Enem têm a oportunidade de concorrer a vagas em diversas instituições de ensino superior em todo o país, de acordo com a sua nota obtida na prova. As instituições públicas que aderem ao Sisu utilizam o programa como forma de seleção para o preenchimento das vagas disponíveis em seus cursos de graduação.

O Sisu é realizado duas vezes ao ano, no início do primeiro e do segundo semestre. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem ter feito a edição mais recente do Enem e ter obtido uma nota acima de zero na redação. As vagas oferecidas pelo Sisu são destinadas aos estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, bem como para aqueles que estudaram em escolas particulares com bolsa integral e também para cotistas.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.