Contribuintes têm até às 23h59 desta quarta-feira (31) para enviar a declaração do Imposto de Renda 2023; Saiba quem é obrigado a informar rendimentos
Hoje (31) é o último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2023. Até o início desta quarta-feira, mais de 37,7 milhões de declarações já foram enviadas. A Receita Federal estima que o número chegue a 39,5 milhões até o final do prazo.
Entre as declarações já entregues, 23% foram pré-preenchidas, o que reduz o risco de erros de acordo com a Receita. Esse modelo permite o uso de informações provenientes de bancos de dados governamentais.
No entanto, a Receita faz um alerta importante: "todas as informações devem ser verificadas e validadas pelo contribuinte antes do envio". Até o momento, 57% das declarações foram entregues no formato simplificado, e 8% foram retificadas.
+ Rendimento médio do brasileiro se mantém estável, mas renda do Centro-Oeste é destaque
LEIA TAMBÉM
Para realizar a declaração, o contribuinte que pretende utilizar o sistema da Receita Federal precisa seguir os seguintes passos:
Por meio do portal ou fazendo o download do programa, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.