MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Urnas eletrônicas terão tradução em Libras nas Eleições 2022; veja como vai funcionar

A região Centro-Oeste do país é a que tem mais eleitores com esse perfil. Eleitores poderão contar em Libras, braile e audiodescrição

Além da tradução em Libras, eleitores poderão contar com teclado em braile e audiodescrição
Além da tradução em Libras, eleitores poderão contar com teclado em braile e audiodescrição - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/07/2022, às 20h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As Eleições 2022 estão cada dia mais próximas e novidades sobre o pleito não param de chegar. E a nova da vez está relacionada às urnas eletrônicas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dispositivos para votação vão contar com mais um ferramenta de acessibilidade, a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) .

Em todo o país, são mais de 111 mil eleitores com deficiência auditiva, de acordo com o TSE. A região Centro-Oeste do país é a que mais concentra eleitores com deficiência auditiva cadastrados para votar: 11,3%. Esta será a primeira vez que um vídeo feito por intérprete de Libras poderá informar os eleitores sobre os cargos disponíveis para votação.

O assessor de Planejamento de Gestão do TER-PE, Acácio Leite, disse ao g1 que "o intérprete vai se comunicar com o leitor, a cada passo da votação, dizendo os números que foram digitados e para qual cargo ele está votando, como deputados estadual e federal”. 

As gravações foram integradas em 224 mil urnas eletrônicas novas e antigas, totalizando 577.000 dispositivos. Este recurso pode ser acessado sem cadastro prévio.

+++Telemarketing abusivo: Ministério da Justiça abre processo contra 26 empresas

Além da tradução em Libras, eleitores poderão contar com teclado em braile e audiodescrição

A secretária da Associação dos Surdos do Maranhão, Ana Rute de Albuquerque, disse à Agência Brasil que os problemas dos eleitores surdos vão além do momento da votação, como a falta de campanhas específicas para esse público.

Os deficientes auditivos representam 0,07% do total do eleitorado brasileiro. Mais de 600 zonas eleitorais registaram apenas um eleitor neste perfil. Ainda assim, Ana Rute destaca que as iniciativas inclusivas são o motor do pleno exercício da democracia.

Além da tradução para Libras, as urnas eletrônicas também disponibilizam um teclado em braile para eleitores com deficiência visual. Quem precisar de uma audiodescrição deve pedir ao mesário para usar fones de ouvido.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.