O curso de Programação exclusivo para meninas da USP oferta 100 vagas em aulas no modelo EAD
Já estão abertas as inscrições na primeira turma de 2022 do curso Meninas Programadoras do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior paulista. Vale destacar que a capacitação será ministrada em formato em EaD (Ensino a Distância), assim qualquer menina pode participar do processo seletivo independentemente de onde mora.
O curso, com duração de quatro sábados, tem as aulas ao vivo via Google Meet, sempre das 14h às 17h. Ademais, as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. As turmas de 2022 têm 100 vagas disponíveis cada uma.
Para receber o certificado de conclusão emitido pela USP, a estudante deve participar de pelo menos 75% das atividades propostas pelo ICMC. As oportunidades serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano deo ensino médio e de escolas públicas.
Para participar do processo seletivos, as meninas interessadas devem realizar as inscrições no site da iniciativa, disponível neste link.
LEIA TAMBÉM
O projeto Meninas Programadoras do ICMC-USP iniciou em outubro de 2021 com o objetivo de oferecer capacitação profissional na área de programação para mulheres e meninas em mercado dominado majoritariamente por homens. Ao todo, o programa já capacitou 80 meninas em menos de dois meses e deve terminar 2021 com 150 formadas.
Confira abaixo alguns depoimentos registrados pelas meninas formadas:
“O curso me incentivou a não desistir da tecnologia. Passamos por muitos perrengues e muita dificuldade tentando nos encaixar num mundo normalmente machista e estigmatizado. Meninas, esse curso ajudará vocês a abrirem portas para o mundo, simbora!" ( Giovanna Perovano, Turma 3).
“O curso fez com que eu tivesse certeza da carreira que quero seguir. Me senti confortável com as colegas, professora e monitores, que o tempo todo foram extremamente prestativos e me auxiliaram nas minhas dúvidas. Só tenho o que agradecer!” (Gabi Cavichion, Turma 3).
“Tive meu primeiro contato com python nesse curso, além de aprender muito, ter aulas com uma professora excelente, receber ajuda dos monitores e fazer novas amizades, pude me sentir mais feliz e confiante com minha decisão de começar engenharia de computação no ano que vem" (Mayumi, Turma 3).
*com informações da Agência Brasil e ICMC-USP
+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo da educação no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.