USP abre inscrições para curso de Programação exclusivo para meninas; Saiba como se inscrever

O curso de Programação exclusivo para meninas da USP oferta 100 vagas em aulas no modelo EAD

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/12/2021, às 10h40

USP oferece curso gratuito de programação para meninas
USP oferece curso gratuito de programação para meninas - JC Concursos

Já estão abertas as inscrições na primeira turma de 2022 do curso Meninas Programadoras do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior paulista. Vale destacar que a capacitação será ministrada em formato em EaD (Ensino a Distância), assim qualquer menina pode participar do processo seletivo independentemente de onde mora. 

O curso, com duração de quatro sábados, tem as aulas ao vivo via Google Meet, sempre das 14h às 17h. Ademais, as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. As turmas de 2022 têm 100 vagas disponíveis cada uma.

Para receber o certificado de conclusão emitido pela USP, a estudante deve participar de pelo menos 75% das atividades propostas pelo ICMC. As oportunidades serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano deo ensino médio e de escolas públicas. 

Para participar do processo seletivos, as meninas interessadas devem realizar as inscrições no site da iniciativa, disponível neste link

Confira o depoimento de ex-alunas do projeto

O projeto Meninas Programadoras do ICMC-USP iniciou em outubro de 2021 com o objetivo de oferecer capacitação profissional na área de programação para mulheres e meninas em mercado dominado majoritariamente por homens. Ao todo, o programa já capacitou 80 meninas em menos de dois meses e deve terminar 2021 com 150 formadas.

Confira abaixo alguns depoimentos registrados pelas meninas formadas:

“O curso me incentivou a não desistir da tecnologia. Passamos por muitos perrengues e muita dificuldade tentando nos encaixar num mundo normalmente machista e estigmatizado. Meninas, esse curso ajudará vocês a abrirem portas para o mundo, simbora!" ( Giovanna Perovano, Turma 3).

“O curso fez com que eu tivesse certeza da carreira que quero seguir. Me senti confortável com as colegas, professora e monitores, que o tempo todo foram extremamente prestativos e me auxiliaram nas minhas dúvidas. Só tenho o que agradecer!” (Gabi Cavichion, Turma 3).

“Tive meu primeiro contato com python nesse curso, além de aprender muito, ter aulas com uma professora excelente, receber ajuda dos monitores e fazer novas amizades, pude me sentir mais feliz e confiante com minha decisão de começar engenharia de computação no ano que vem" (Mayumi, Turma 3).

*com informações da Agência Brasil e ICMC-USP

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo da educação no JC Concursos

Comentários

Mais Lidas