MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população a partir de segunda

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas em todo o país. A meta é vacinar 90% da população, diz Ministério da Saúde

Vacina contra a gripe pode ser aplicada junto de outras vacinas do calendário nacional
Vacina contra a gripe pode ser aplicada junto de outras vacinas do calendário nacional - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/05/2023, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a expansão da vacinação contra a gripe, permitindo que toda a população acima de 6 meses receba a dose a partir de segunda-feira (15). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a se intensificar. Até agora, 21 milhões de pessoas foram imunizadas, representando 30% do grupo prioritário.

Essa orientação atende a solicitação de estados e municípios, que poderão utilizar as vacinas disponíveis em estoque e adotar estratégias locais para a imunização, conforme as necessidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas em todo o país, com a meta de vacinar 90% da população, informou o ministério em nota.

Até então, a vacina contra a gripe estava disponível apenas para o público prioritário, incluindo idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, entre outros.

O ministério reforçou a importância da imunização para reduzir a carga da doença, especialmente em pessoas vulneráveis, prevenindo hospitalizações e mortes, além de aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o final de abril, o país registrou 253 mortes confirmadas por gripe.

+++ Governo Lula retoma 3.500 obras entre creches, escolas e centros esportivos

Vacina contra a gripe pode ser aplicada junto de outras vacinas do calendário nacional

A vacina contra a gripe é segura e bem tolerada, com manifestações como dor no local da aplicação que são comuns e geralmente resolvidas em 48 horas. A vacina é composta por vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não pode causar a doença.

A composição e a concentração dos antígenos são atualizadas anualmente conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Na cidade de São Paulo, apenas 26% do público prioritário recebeu a vacina até o momento. A Secretaria Municipal da Saúde ressaltou que a vacina está disponível para todos os grupos elegíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). As informações sobre os postos de vacinação podem ser encontradas nos sistemas de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS do Município de São Paulo e no De Olho na Fila.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.