Foram publicados oito editais para o esperado Concurso Nacional Unificado (CNU). São quase 20 mil vagas disponíveis para preencher mais de 100 cargos em 21 órgãos públicos federais
O tão esperado edital do Concurso Nacional Unificado(CNU), finalmente, saiu! Na verdade, 8 editais foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 10 de janeiro. São quase 20 mil vagas disponíveis para preencher 107 cargos em 21 órgãos públicos.
Segundo o Governo Federal, é o maior processo seletivo da história. Coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o “Enem dos concursos”, como está sendo chamado, vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Porém, conforme previsto nos editais, será formado cadastro reserva com duas vezes o número de vagas. Portanto, pode-se dizer que são 19.920 vagas, sendo 6.640 para preenchimento imediato.
Os demais 13.280 candidatos aprovados, mas fora das vagas imediatas, ficarão na lista de espera e poderão ser nomeados durante o prazo de validade do concurso público, que será de até dois anos.
LEIA TAMBÉM
+Reajuste salarial para professor será um dos piores em 2024 por causa do Bolsonaro
O que existe, na verdade, é apenas uma expectativa de direito enquanto o processo seletivo estiver válido. Porém, não haverá obrigação do órgão em nomear o candidato, ainda que tenha ficado em 1º lugar na lista de espera do cadastro reserva.
É importante ressaltar, porém, que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), os candidatos aprovados em concursos públicos para cadastro reserva têm direito à nomeação caso surjam vagas dentro do prazo de validade do concurso, desde que observadas as condições e critérios estabelecidos no edital.
Isso significa que, se houver a necessidade de preenchimento de vagas e você estiver bem classificado no cadastro reserva, terá direito à nomeação.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os interessados não vão concorrer à totalidade das vagas do Concurso Nacional Unificado, pois estão divididas por área de atuação - chamada no edital de bloco temático. Confira abaixo cada um deles, com suas respectivas oportunidades:
Como visto, são oito blocos temáticos que agregam vagas para diversos órgãos. O MGI informou que esse modelo amplia a possibilidade de escolha da vaga, respeitando a vocação e o perfil profissional de cada candidato.
Quem tem nível intermediário poderá concorrer apenas à 692 vagas do último eixo, o de Nível intermediário. Todas as demais oportunidades são destinadas aos concurserios com formacão superior - alguns cargos exigem graduação em área específica.
+NÃO PERCA o Bolsa Família: 100 mil terão benefício bloqueado por CPF irregular
Confira abaixo 7 bons motivos para prestar o processo seletivo:
🙌 Acaba de sair o edital do maior concurso público da história! Coordenado pelo ministério da @gestaogovbr, o Concurso Público Nacional Unificado oferece 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos federais.
— Governo do Brasil (@govbr) January 10, 2024
Vem saber mais 👇 pic.twitter.com/Ma67Np8Z68
Além das sete vantagens listadas acima, claro que o fato do CNU ser um concurso federal traz consigo outros benefícios. Além da estabilidade no emprego, os salários costumam ser mais elevados em comparação com muitos cargos estaduais e municipais. Os postos de nível superior pagam até R$ 23 mil no Concurso Nacional Unificado.
Os benefícios também tendem a ser mais generosos, incluindo:
A oferta de quantidade maior de vagas e chamamento de um número mais expressivo de candidatos aprovados, assim como o menor risco de cancelamento, em comparação aos processos seletivos de prefeituras, por exemplo, por ser promovido por bancas organizadoras com maior expressão no mercado, também são questões que tornam o concurso federal mais atrativo para muitos.
O JC detalhou o Concurso Nacional Unificado em matéria publicada mais cedo, na qual consta como será a prova, quem é a banca organizadora, o quadro de vagas por cargos e órgãos e também o cronograma completo. Clique aqui para saber mais. As inscrições serão abertas em 19 de janeiro, na próxima semana.
A seguir, encontram-se os links para acesso a cada um dos oito editais publicados hoje (10):
Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação
Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas
Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
Bloco 8: Nível Intermediário
++++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.