MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja calendário de lotes de restituição do IRPF 2002. Saiba como consultar

A restituição do IRPF 2022 começou a ser paga no dia 31 de maio para 3 milhões de contribuintes; Veja calendário de lotes e saiba como consultar

Um homem segura o celular aberto com o aplicativo da Receita Federal
Um homem segura o celular aberto com o aplicativo da Receita Federal - Agência Brasil - Restituição do IRPF 2022

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/06/2022, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A restituição do IRPF 2022 começou a ser paga no último dia 31 de maio. Cerca de 6,3 bilhões foram pagos para 3 milhões de contribuintes. O cronograma libera os primeiros lotes de restituição no dia do encerramento do prazo do IR. Veja calendário de lotes de restituição.

Os contribuintes que entregam a declaração primeiro recebem a restituição no primeiro lote. No entanto, as pessoas com deficiência ou doenças graves e professores têm preferência no pagamento. 

As declarações que precisarem ser alteradas passam a valer a data de retificação no sistema, com isso, a posição da fila da restituição irá mudar e, consequentemente, o contribuinte não receberá nos primeiros lotes.

Já viu? +++ Google anuncia novo investimento de R$ 1,6 bilhão no Brasil; entenda

Entenda como é feita a restituição do IRPF 2022

A restituição trata-se de um processo realizado pela Receita Federal em que é restituído o valor excedente do imposto pago ao longo do ano. Basicamente, os reembolsos são baseados em deduções fiscais que não se aplicam aos impostos retidos na fonte mensal.

Assim, o valor real cobrado é sempre menor, porém, empresas, empreiteiras e setor público não sabem exatamente quanto os cidadãos estão gastando em algumas áreas como educação e saúde. Assim, estas fontes de pagamento retêm o valor total do imposto devido, sem deduções, e encaminham esse valor para o IR.

Saiba como consultar a restituição do IRPF 2022; veja 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Veja calendário da restituição do IRPF 2022

A Receita Federal prorrogou a entrega da declaração dos ganhos obtidos em 2021, que passou para 31 de maio. Veja calendário de restituição:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022
  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.