MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro

Nesta quinta-feira (7) será comemorado no país o feriado de 7 de setembro em celebração à Independência do Brasil; Saiba o que abre e fecha

Centro de São Paulo
Centro de São Paulo - Agência Brasil/Arquivo
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/09/2023, às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem não gosta de um dia de folga próximo ao fim de semana para desacelerar no trabalho? Nesta quinta-feira (7) no país será comemorado o feriado de 7 de setembro, que é realizado em celebração à Independência do Brasil, que completa mais de 200 anos. 

Por conta da folga, os brasileiros que consideram sair de casa para resolver alguma pendência precisam ficar atentos ao horário de funcionamento de bancos, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros.

+ Pagamento Bolsa Família se aproxima: Veja quem recebe em setembro 

Veja o que abre e fecha

No caso do INSS e dos bancos, eles irão manter as agências fechadas em todo o país no feriado de 7 de setembro. Com isso, os bancos voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (8), mas é incerta a abertura das agências do INSS, caso o governo federal decrete ponto facultativo. 

Os serviços de atendimento remoto pela internet e telefone continuarão operacionais. No contexto bancário, essa modalidade de atendimento engloba a utilização de agências online, caixas eletrônicos e o serviço de atendimento telefônico bancário.

No caso do INSS, os segurados têm a opção de realizar diversos serviços por meio do aplicativo ou site "Meu INSS", além de poderem contar com o suporte da Central Telefônica 135. É importante mencionar que durante os feriados, o atendimento telefônico será automatizado por meio de sistemas robóticos.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o fechamento das agências bancárias segue as regulamentações estabelecidas pela resolução de dezembro de 2020 do Conselho Monetário Nacional (CMN). Esta resolução estabelece que os feriados nacionais não são considerados dias úteis para serviços bancários.

No que diz respeito às contas de consumo, como água, luz e telefone, assim como aos carnês com vencimento no dia 7 de setembro, que coincide com o feriado, é possível realizar os pagamentos no dia 8 sem a incidência de juros e correções. No entanto, é importante que o consumidor verifique se o boleto já apresenta a data ajustada.

O diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Faria, ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo, destaca que a realização de pagamentos por meio dos canais de atendimento remoto é uma estratégia eficaz para evitar atrasos em contas. 

"Os canais digitais oferecidos pelos bancos, como internet e mobile banking, representam uma alternativa conveniente para efetuar transferências e pagar contas", enfatiza. Segundo ele, atualmente, sete em cada dez transações bancárias são realizadas por meio desses canais digitais", disse ao jornal. 

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.