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Veja prazo para solicitar benefício do seguro-desemprego 2023

Trabalhou em emprego formal e foi demitido sem justa causa? Você pode solicitar o seguro-desemprego 2023. Saiba o prazo e todos os detalhes

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital - Agência Brasil - Seguro-desemprego 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/04/2023, às 13h42

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Saber todas as informações sobre o seguro-desemprego 2023, a exemplo do prazo para solicitação e outros detalhes, é fundamental antes de dar entrada ao benefício da Seguridade Social. 

O auxílio temporário foi criado para prestar assistência financeira para o funcionário que foi dispensado. Mas, para o profissional ter acesso, é necessário seguir algumas regras e critérios. 

O benefício trabalhista oferece valor que não deve ser inferior ao salário mínimo (R$ 1.302), sendo pago de três a cinco parcelas de maneira continuada ou alternativa, segundo período trabalhado. 

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Veja os prazos 

Os trabalhadores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que foram demitidos sem justa causa e não possuem renda para manter a si e a família, podem solicitar o benefício. Veja os critérios:

  • Para a primeira solicitação - Necessário ter recebido salário por pelo menos 12 meses durante os 18 meses anteriores a data de demissão;
  • Segunda solicitação - Recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão; 
  • A partir da terceira - Trabalhador deve ter recebido salário nos 6 meses imediatamente anteriores à data da demissão;
  • Além disso, o trabalhador não pode receber outro benefício previdenciário de prestação continuada, exceção para os casos de auxílio-acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço.

Saiba como solicitar 

  • Para solicitar o benefício, o cidadão deve buscar no portal Gov.br “Solicitar Seguro-Desemprego”; 
  • Após clicar, o próximo passo é o de clicar em "Iniciar", do lado direito da tela. Logo após, o usuário será direcionado para página serviços.mte
  • Agora, o trabalhador irá escolher a opção "Quero me cadastrar", ou "Já tenho o cadastro";
  • Para os que não possuem o cadastro, é necessário preencher os dados pessoais; 
  • Logo após, digitar o CPF e "Entrar";
  • O próximo passo é clicar em “Seguro-Desemprego”. Assim, você terá duas opções: “Solicitar Seguro-Desemprego” ou “Consultar o Seguro-Desemprego”; 
  • Neste caso, para solicitar o Seguro-Desemprego, digite o número do requerimento, e clique em localizar; 
  • É necessário checar as informações, ler as regras legais para habilitação do benefício e concordar com as regras e condições para solicitação e recebimento do benefício. Depois, é só clicar em concluir.

O pedido pode ser acompanhado pelo portal Gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O benefício é pago por meio de depósito em conta, em agências da Caixa, terminais de autoatendimento, e lotéricas. Para saber mais informações, é necessário entrar em contato pelo telefone 158. 

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