MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja quando será liberada a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

Data de liberação da consulta ao pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 está próxima; Veja como consultar valores

Homem segura celular aberto com site da Receita Federal
Homem segura celular aberto com site da Receita Federal - Shutterstock - Restituição do Imposto de Renda 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/05/2023, às 18h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A data de liberação do pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 está próximo. Com isso, saber quando irá receber é fundamental para os brasileiros poderem se programar financeiramente. 

O prazo final para entrega da declaração está esgotando, o contribuinte tem até às 23h59 do dia 31 de maio para realizar a entrega do documento. Esta é a data estipulada para Receita para o envio de declarações sem pagar a multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Veja abaixo:

Imposto de Renda: Descubra em qual lote sua restituição será paga

Saiba quando será liberada a consulta 

A Receita irá liberar a consulta a partir das 10h, do dia 24 de maio (quarta-feira). Essa liberação ocorrerá uma semana antes do depósito, como é costume. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a quantidade de pessoas que receberão o pagamento, o qual está previsto para o dia 31 de maio, mesmo prazo final para a entrega da declaração deste ano.

Vale ressaltar que nesse primeiro lote serão priorizados os contribuintes com direito legal: idosos com 80 anos ou mais, idosos com idade acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves, bem como aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Após atender às prioridades legais, as restituições serão pagas de acordo com a forma de escolha do contribuinte. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram o reembolso via Pix (desde que o CPF seja o mesmo) até 10 de maio também terão prioridade. Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração, ou seja, quem entregou mais cedo receberá primeiro.

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.