MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Você acredita em semana de trabalho mais curta? Brasil fará teste! Saiba tudo!

O Brasil receberá experimente que analisará o impacto da semana de trabalho mais curta; iniciativa da organização global 4 Day Week tem início em junho

Equipe de trabalho
Equipe de trabalho - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/05/2023, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil será o cenário de um experimento que analisará o impacto da jornada de trabalho de quatro dias por semana no país, a ser realizado entre junho e dezembro de 2023. 

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização global sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz estudos sobre a redução da carga horária, e a Reconnect Happiness at Work, uma organização brasileira.

Durante os meses de junho e julho, a Reconnect fornecerá informações sobre o programa para qualquer empresa interessada em participar no Brasil. Não há requisitos mínimos, como o número de funcionários. Basta preencher um formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para ter acesso ao suporte.

As empresas podem se inscrever para iniciar o experimento em agosto e começarão a se preparar para adotar o modelo em setembro. Haverá um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.

O modelo a ser implementado pelas empresas participantes será conhecido como 100-80-100: os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando 80% do tempo, mantendo, no entanto, 100% da produtividade. 

Ao final do experimento, serão avaliados indicadores como o nível de estresse dos colaboradores, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e taxa de rotatividade.

A metodologia do projeto foi elaborada pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. A instituição será responsável pela pesquisa prévia ao início do experimento, bem como pelas análises após três meses de implementação e ao final do piloto.

Com isso, espera-se obter dados precisos para as empresas poderem decidir se continuarão com a semana de quatro dias. O piloto terá foco em pequenas e médias empresas do setor industrial, nas quais de 25% a 30% dos funcionários trabalharão pelo menos 10% menos horas.

+ Senado aprova nova regra para aposentadoria por periculosidade; Entenda

Países que já foram testados 

  • Emirados Árabes
  • Reino Unido
  • Bélgica
  • Islândia
  • Suécia
  • Espanha

*Com informações do Jornal O GLOBO

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.