MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Você é a favor da privatização da Sabesp? Pesquisa paulista mostra preferência em SP

Levantamento realizado pelo Datafolha ouviu os paulistas para saber se eles são a favor da privatização da Sabesp; Veja respostas dos entrevistados

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - Divulgação - Privatização da Sabesp
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/04/2023, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha ouviu os paulistas para saber se eles são a favor da privatização da Sabesp. O levantamento ainda apontou que maior parte dos moradores do estado de São Paulo rejeitam a companhia de saneamento. 

Segundo o estudo, 53% dos entrevistados afirmaram ser contrários a transferência da empresa para a iniciativa privada, ante 40% favoráveis. Já 1% se declarou se indiferente e 6% não sabem. 

O levantamento entrevistou 1.806 entrevistas presenciais, com pessoas acima de 16 anos, entre os dias 3 e 5 de abril, em 65 municípios de todas as regiões do estado de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

+ INSS: novo grupo recebe última parcela de março HOJE (10); Valor pode chegar até R$ 7.507,49

Veja preferência em SP 

Segundo a pesquisa, nenhum dos segmentos ouvidos defendem em sua maioria a venda da companhia de saneamento. Os que são contrários a privatização da Sabesp supera os que consideram favorável entre os grupos: gênero, idade, escolaridade e renda. Há empate entre os entrevistados com idades de 35 a 44 anos, 48% são contra, e 48% a favor.

No entanto, o apoio foi acima da média (49%) entre os que afirmam votar em Tarcísio de Freitas (republicano) para governador no segundo turno de 2022. Entre os eleitores de Fernando Haddad (PT), 65% rejeitaram a proposta.

Olhando para as principais ocupações dos entrevistados, apenas os empresários apoiam a privatização em sua maioria: 54%. Por sua vez, as taxas de rejeição foram maiores entre estudantes (65%), funcionários públicos (59%) e desempregados (54%).

A privatização da empresa de saneamento é considerada a joia da coroa da gestão de Tarcísio, que quer ver a empresa nas mãos da iniciativa privada já em 2024.

Na semana passada, o governador disse estar otimista com o processo, dizendo que um contrato com o Banco Mundial para a construção do projeto será assinado nos próximos dias.

Privatizações na gestão Tarcísio

Na semana passada, o governador disse estar otimista com o processo, dizendo que um contrato com o Banco Mundial para a construção do projeto será assinado nos próximos dias.

Tarcísio quer tornar as empresas públicas uma das marcas de sua gestão. Segundo ele, se os 15 projetos de privatizações planejados forem todos bem-sucedidos, o estado de São Paulo poderá atrair investimentos de cerca de 180 bilhões de reais.

Embora a maioria dos paulistas seja contra a privatização da Sabesp, o Datafolha indicou que a maioria acredita que, se a empresa for aprovada, o serviço superará o atual em qualidade.

Para 43% dos entrevistados, o abastecimento de água e o esgotamento sanitário de São Paulo seriam melhores se as empresas fizessem parceria com o setor privado. Segundo a pesquisa, 28% acham que vai ser pior, 22% acham que vai ser igual e outros 7% não sabem.

*Com informações do Jornal Folha de S. Paulo 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.