MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Você está precisando de férias! Especialista fala sobre a importância do recesso para a saúde mental

Alguns profissionais enfrentam dificuldades de tirar férias pela sensação de culpa ou ao medo de "perder tempo". Confira algumas dicas para desligar-se completamente durante o período

Período de férias contribui para o alívio das preocupações, promovendo a criatividade
Período de férias contribui para o alívio das preocupações, promovendo a criatividade - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/12/2023, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

À medida que o final do ano se aproxima, o período de férias coletivas se torna uma oportunidade crucial para o repouso e o descanso, desempenhando um papel fundamental na preservação da saúde mental e física.

Dados da International Stress Management Association (ISMA-BR) revelam que 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse, com 32% enfrentando a síndrome de burnout, uma condição associada à exaustão profissional cada vez mais comum, especialmente no universo corporativo.

A CEO do Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefem), Ana Tomazelli, destacou ao Mundo RH que o burnout pode ser agravado pelas intensas jornadas de trabalho no ambiente doméstico, levando muitos profissionais à completa exaustão mental e física.

Alguns profissionais, entretanto, enfrentam dificuldades em destinar tempo para o descanso devido à sensação de culpa ou ao medo de "perder tempo".

Período de férias contribui para o alívio das preocupações, promovendo a criatividade

Levar as preocupações do trabalho para casa, trabalhar aos finais de semana ou não conseguir se desligar das funções por um período prolongado pode resultar em desequilíbrio no bem-estar e abrir espaço para doenças ocupacionais.

"Tirar férias é uma necessidade; este é o período que o corpo e a mente precisam para relaxar e recuperar as energias. Descansar é uma ação fundamental para reequilibrar o bem-estar profissional e pessoal de cada indivíduo", ressalta a psicanalista Ana Tomazelli.

Desligar-se completamente durante as férias pode ser desafiador, mas algumas dicas podem ajudar, como limitar a comunicação com o trabalho, reservar um horário específico para verificar e-mails e evitar o excesso de telas, proporcionando ao cérebro um descanso do estímulo diário.

Os benefícios das férias incluem a redução do estresse, melhoria na saúde mental e física, e a oportunidade de aproveitar o tempo livre para estar com a família, amigos ou se dedicar a hobbies. Além disso, o período de descanso contribui para o alívio das preocupações, promovendo a criatividade, a expansão de novas ideias e, consequentemente, o aumento da produtividade ao retornar ao trabalho.

Em um mundo onde a pressão e as demandas são constantes, as férias se revelam não apenas como um luxo, mas como uma necessidade vital para preservar a saúde integral dos profissionais.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concurso

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.