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Você sabe quais são os documentos digitais que já podem ser emitidos online? Conheça

Além de evitar extravios, adotar uma carteira eletrônica permite ter o documento em mãos rapidamente sempre que preciso. JC Concursos listou 7 documentos digitais. Confira

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/04/2022, às 20h09

Documentos digitais: novo RG
Documentos digitais: novo RG - Divulgação
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O avanço da tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia dos cidadãos e uma delas é a possibilidade de utilizar vários documentos digitais, pois a versão eletrônica tem o mesmo valor jurídico da impressa. Além de evitar extravios, adotar uma carteira digital permite ter o documento em mãos rapidamente sempre que preciso. Para isso, basta manter a bateria do celular carregada. A maioria é emitida em aplicativo específico, compatível com sistema operacional Android e iOS. Confira alguns:

O novo RG que reune diversos documentos, entre eles o CPF, a carteira de trabalho e o certificado militar, começou a ser emitido em março de forma 100% digital. Porém, nesta etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI), está disponível apenas para alguns servidores. É preciso instalar o aplicativo DNI para solicitar o novo RG. Enquanto não é liberado para todo mundo, alguns Estados já disponibilizam a emissão online da identidade. É o caso do Estado de São Paulo, que permite baixar a versão online no app "RG DIGITAL SP”.

Advogados de todo o país também podem acessar a carteira digital da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que substitui a famosa vermelhinha e traz os dados inseridos na versão física. Os documentos digitais contam com QR-Code para autenticação e permitem praticar os mesmo atos privativos da advocacia para os quais a apresentação da carteira da OAB seria exigida normalmente. A novidade também está disponível para estagiários, desde que tenham o documento físico. Basta baixar o aplicativo "Carteira Digital da OAB".

Motoristas também contam com aplicativo para consultar a Carteira Nacional de Habilitção (CNH). Trata-se do app CDT (Carteira Digital de Trânsito). Após fazer o download, o login é feito mediante cadastro no portal GOV.br. Apenas CNHs emitidas a partir de maio de 2017 podem ser convertidas na versão eletrônica. Um diferencial é que o acesso pode ser feito de forma offline, mesmo que o condutor esteja sem internet. O app ainda emite alerta sobre o vencimento da carteira de motorista e permite emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), indispensável para circular com o possante.

Os trabalhadores com carteira assinada conseguem a carteira de trabalho eletrônica 100% pela internet, em até cinco minutos. Tudo começa baixando o aplicativo da CTPS Digital. O acesso também é feito mediante login e senha do portal Gov.br. Como as informações já foram digitalizadas pelo Dataprev, a carteira já é gerada automaticamente pelo próprio sistema, sem a necessidade de anexar uma nova documentação. Contudo, caso tenha alguma divergência nas informações, você deve alterar e anexar a documentação correta para corrigir. Apesar de substituir a versão de papel, mantenha a carteira original guardada porque ela pode ser usada se o empregador não fizer uso do e-Social.

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Outro documento importante de se ter a todo momento em tempos de pandemia do coronavírus é o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, exigido para entrada em diversos eventos ou mesmo para fazer viagens. O Ministério da Saúde disponibiliza a versão digital por meio do app Conecte SUS. É possível visualizar, salvar e imprimir o certificado. Todo cidadão que completou o ciclo vacinal consegue acessar o documento. Em São Paulo, o Poupatempo também emite de forma online.

2022: ano de eleição presidencial

Em outubro, milhões de brasileiros devem ir às urnas escolher Presidente da República, Governador de Estado, Senador e Deputado (Federal, Estadual ou Distrital). No Brasil, o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos.

Completando a lista de documentos digitais, o título de eleitor pode ser emitido de maneira totalmente online no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema TítuloNet. É necessário estar com o celular em mãos para fazer uma selfie e comprovar a identidade. Além da fotografia segurando um documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc), são exigidos comprovante de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar (para homens apenas).

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Após preencher todos os campos exigidos e anexar as fotografias solicitadas pelo sistema, a análise do pedido deve ser acompanhada na guia "Acompanhar Requerimento". Ao final do processo, a nova eleitora ou o novo eleitor receberá o número do título. A partir daí, basta fazer o download do aplicatico e-Título no tablet ou smartphone e utilizar a versão digital do documento. O app também indica o número e o endereço da seção eleitoral onde o eleitor deve comparecer para votar nas eleições 2022.

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