MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Whatsapp anuncia recurso para criação de comunidades e novas funções; confira

A plataforma informou que não lançará a nova ferramenta antes das Eleições de 2022. Os grupos existentes do Whatsapp também terão mudanças. Veja quais

Os grupos existentes do Whatsapp também terão mudanças. Veja quais
Os grupos existentes do Whatsapp também terão mudanças. Veja quais - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/04/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo recurso para criação de comunidades foi anunciado pelo Whatsapp nesta quinta-feira (14). A funcionalidade vai permitir grupos com mais pessoas do que o limite atual da plataforma, 256 usuários. Essa ferramenta permitirá a criação de comunidades e grupos dentro desses universos. Os administradores terão novos recursos, como enviar mensagens para todas as comunidades, gerenciar associações e grupos.

“As Comunidades do WhatsApp permitirão que as pessoas reúnam grupos relacionados sob uma mesma estrutura que funcione para elas”, destacou a plataforma. 

Este recurso estará disponível após as Eleições 2022. A decisão vem depois de enfrentar o medo e as críticas sobre a possibilidade de espalhar desinformação nas eleições do pleito este ano. Pesquisas mostram como o Whatsapp foi um canal de divulgação de conteúdo falso nas eleições de 2018. O fenômeno trouxe a polêmica ao conhecimento do juiz eleitoral.

Relatos de disparos em massa na plataforma desencadearam uma investigação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que acabou não encontrando evidências da prática. Diante das preocupações dos juízes eleitorais, o Whatsapp informou que não lançará a nova ferramenta antes do processo eleitoral.

+++Precisa realizar pagamentos? Veja como fica o horário dos bancos na Semana Santa 2022

Mudanças nos atuais grupos de Whatsapp também foram anunciadas

Uma ferramenta de reação, como no Facebook, será inserida para que as pessoas possam se manifestar sobre a mensagem com emojis. Os administradores também poderão excluir mensagens. Arquivos de até 2 GB poderão ser compartilhados e salas de bate-papo de áudio com até 32 pessoas também poderão ser criadas. Essas funções devem ser liberadas antes das eleições.

Além disso, de acordo com a empresa, o compartilhamento de arquivos de até 2 GB e a exclusão de mensagens pelo administrador ainda estão em versão de testes. Os recursos serão lançados globalmente "assim que os testes forem concluídos".

Apesar da criação do recurso, a comunidade será "naturalmente privada", segundo mensagem da agência no site Whatsapp. Portanto, a criptografia de ponta a ponta continuará sendo garantida no aplicativo.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.