MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

WhatsApp lança recurso "Proteção de Conversas" para garantir privacidade de usuários

A nova camada de segurança deve proteger conversas privadas com o recurso "Proteção de Conversas", que requer senha ou biometria para acesso; veja como ativar

Recomendado não utilizar o WhatsApp para trocar mensagens comprometedoras ou fotos íntimas
Recomendado não utilizar o WhatsApp para trocar mensagens comprometedoras ou fotos íntimas - Divulgação/Whatsapp
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O WhatsApp, em um anúncio feito pelo CEO Mark Zuckerberg, apresentou uma nova camada de segurança chamada "Proteção de Conversas", cujo objetivo é proteger conversas íntimas ou privadas contra acessos não autorizados por terceiros.

Esse recurso inovador permite que os usuários criem uma pasta exclusiva, acessível apenas com senha ou biometria do dispositivo. Funcionando como um cofre digital, impede que pessoas com acesso ao número do WhatsApp visualizem o conteúdo de conversas específicas.

Além de proteger o conteúdo, o recurso também oculta automaticamente as notificações dessas conversas. Assim, as conversas protegidas só serão visíveis após o usuário passar por um processo mais longo, abrindo o aplicativo, desbloqueando a pasta e acessando a conversa.

O WhatsApp destaca que essa funcionalidade é particularmente útil para aqueles que compartilham seus telefones com familiares ou amigos, evitando que outras pessoas vejam mensagens de interesse romântico, do chefe ou de uma festa surpresa, por exemplo.

+++ Vacina contra a gripe está disponível para população com mais de 6 meses

Recomendado não utilizar o WhatsApp para trocar mensagens comprometedoras ou fotos íntimas

Vale ressaltar que essa proteção é limitada ao celular, portanto, conversas sincronizadas em PCs e tablets, por exemplo, ainda estarão expostas. No entanto, uma atualização futura multiplataforma pode resolver essa limitação, assim como ocorreu com mensagens arquivadas no passado, embora não haja garantias.

Portanto, é recomendado não utilizar o WhatsApp para trocar mensagens comprometedoras ou fotos íntimas. Os usuários que utilizam biometria terão maior segurança, pois esse método é mais seguro do que uma combinação de login e senha, mas ainda não é totalmente livre de riscos.

O WhatsApp tem planos de adicionar mais recursos à Proteção de Conversas, incluindo dispositivos adicionais e senhas exclusivas diferentes daquelas usadas para bloquear o celular. Isso seria uma forma de impedir que alguém com conhecimento da senha acesse as conversas protegidas.

Além desse anúncio, na semana passada, a plataforma de mensagens introduziu o suporte para enquetes de voto único e legendas em documentos. Após meses de testes, esses recursos estão sendo finalmente disponibilizados aos usuários, proporcionando novas formas de interação.

+++ Salário mínimo atual seria R$ 1.410. Política de valorização foi alterada em 2020

Como ativar a proteção de conversas do WhatsApp? 

Para ativar a Proteção de Conversas no WhatsApp, basta seguir alguns passos simples. Toque no nome da pessoa ou grupo desejado, procure a opção de bloqueio e o chat será removido imediatamente da tela principal. Para acessar a conversa, toque no ícone de cadeado com a frase "Conversas Protegidas" e deslize lentamente a tela para baixo na caixa de entrada.

Caso mude de ideia, é possível desabilitar a proteção selecionando novamente o chat na pasta secreta e desmarcando a opção de proteção. Com uma adição de segurança rápida e fácil, espera-se que essa ferramenta se torne popular para evitar bisbilhoteiros.

O recurso já foi testado anteriormente e incluiu uma configuração para apagar o histórico caso alguém tente acessar uma conversa protegida,

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.