MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vacina contra a gripe está disponível para população com mais de 6 meses

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde na sexta-feira passada (12), como parte de uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal

Amapá decreta emergência devido ao aumento de internações de crianças com síndromes gripais
Amapá decreta emergência devido ao aumento de internações de crianças com síndromes gripais - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir desta segunda-feira (15), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população com mais de 6 meses. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde na sexta-feira passada (12), como parte de uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a se intensificar.

Essa ampliação da vacinação atende a pedidos de estados e municípios, permitindo que eles utilizem as vacinas em estoque e implementem estratégias locais para facilitar a imunização conforme as necessidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, desenvolvida pelo Instituto Butantan, já foram distribuídas em todo o país. A meta é vacinar 90% da população.

Anteriormente, a vacina estava disponível apenas para grupos específicos, como idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, entre outros.

O Ministério da Saúde enfatiza que a vacinação é fundamental para reduzir a gravidade da doença, principalmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e óbitos, além de aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o final de abril, o país já havia registrado pelo menos 253 mortes relacionadas à gripe.

+++ Salário mínimo atual seria R$ 1.410. Política de valorização foi alterada em 2020

Amapá decreta emergência devido ao aumento de internações de crianças com síndromes gripais

O governo do Amapá decretou estado de emergência em saúde pública no último sábado, 13 de maio, devido a um alarmante aumento nas internações de crianças com síndromes gripais. Entre janeiro e maio deste ano, houve um crescimento de mais de 108% nesses casos. 

Para lidar com a superlotação do Hospital da Criança e do Adolescente em Macapá, salas administrativas foram adaptadas para acomodar 32 novos leitos clínicos. Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica foi expandida de 20 para 24 vagas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Amapá, até o final da semana passada, mais de 190 casos de internação por síndrome gripal foram registrados em hospitais públicos e privados, sendo que 109 deles ocorreram no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil.

A maioria dos pacientes internados tinha entre 7 meses e 4 anos de idade, e 29 deles estavam entubados, necessitando de suporte ventilatório.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.