MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Edital e inscrições para analista do INSS em maio

Órgão imprime ritmo acelerado para expansão de seu quadro de funcionários em 2013 à medida que inaugura novas agências no país

Reinaldo Matheus Glioche
Publicado em 15/04/2013, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado pela presidência da República a proceder as nomeações de 1.800 aprovados no último concurso realizado pelo órgão e que teve a validade prorrogada no último mês de fevereiro. A medida é parte da ofensiva do órgão, que inaugura novas agências pelo Brasil desde meados do ano passado e tem engatilhado um novo concurso para 500 oportunidades.

De acordo com o INSS, até novembro de 2012 foram preenchidas 2.500 vagas. Sendo 500 de perito médico e 2.000 de técnico do seguro social. Agora, serão convocados mais 1.500 técnicos e, provavelmente em maio, mais 300 peritos.

Confira o pacote de estudos da área VIP JC&E para este concurso

O orçamento da União prevê o provimento de 2.300 cargos no INSS em 2013, ou seja, com esses provimentos autorizados agora restarão justamente as 500 vagas para o cargo de analista do seguro social, cargo de nível superior. O concurso foi autorizado em fevereiro pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que fixou até o início de agosto para o órgão liberar o edital. No entanto, O INSS trabalha para divulga-lo bem antes disso. Depois de uma declaração do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, em meados de março, de que o edital seria divulgado “até o final de maio”, o INSS oficializou a previsão informando que em maio, além da divulgação do edital, deverão ter início, também, as inscrições para a seleção.  

Polêmica

Algo que tem desagradado os interessados em disputar o concurso, mas que não parece incomodar à direção do INSS, é a desinformação a respeito das áreas que serão compreendidas pelo concurso. Na última seleção para o cargo, realizada em 2010 e organizada pela Funrio, só houve ofertas para graduados em serviço social. Já no concurso anterior a este, regido pelo Cespe em 2008, houve oportunidades para formados em diversas especialidades. Existe uma corrente de especialistas e concurseiros que acredita que a nova seleção deve apresentar vagas para algumas especialidades, ainda que não muitas.

No concurso de 2008 houve chances para as áreas de arquitetura, arquivologia, administração de empresas, biblioteconomia, ciências da computação, ciências contábeis, direito, engenharia, estatística, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.

A carreira de analista do seguro social tem remuneração de R$ 5.911. Já considerados as gratificações por atividade executiva e por desempenho, além do auxílio-alimentação.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.