MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso aguarda autorização do governo

Número de vagas ainda não foi definido, mas edital deve sair no segundo semestre

Redação
Publicado em 11/03/2008, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Polícia Militar de São Paulo já enviou ao governador José Serra pedido para abertura de novo processo seletivo. A corporação ainda aguarda a autorização para definir o número de vagas, mas a previsão é que o edital saia perto do final do ano.

No momento, a PM convoca os remanescentes do último concurso, realizado em 2007. Para esta seleção, foram ofertadas 1,3 mil vagas para candidatos do sexo masculino e mais de 16 mil foram aprovados. Destes, 5.234 foram convocados em primeira chamada. Recentemente, o governo aprovou o provimento de 2.040 cargos vagos de Soldado PM de 2ª Classe, aproveitando os remanescentes do último processo seletivo.

A nova convocação foi dividida em duas etapas, de acordo com as notas de corte. A primeira, já publicada no Diário Oficial nº 22, chamou 5.752 aprovados que tiveram notas entre 57 e 62. A próxima está prevista para ser publicada no início de abril e contará com 6.002 candidatos com notas entre 50 e 56.

Último concurso

No ano passado, pela primeira vez, o concurso da PM não ficou a cargo da própria corporação e a Fundação Vunesp foi a escolhida para organizar o processo seletivo. A intenção, segundo a responsável pelo Setor de Comunicação da Divisão de Pessoal da Polícia Militar, tenente Isis dos Santos Lima, é que neste ano isso se repita. “A experiência com a Vunesp foi muito boa, tivemos muitos inscritos e uma transparência muito grande no concurso”, diz.

Para concorrer a uma das ofertas em diversas regiões do estado, era necessário ter, entre outros requisitos, a conclusão do ensino médio e estatura mínima, descoberto, de, pelo menos, 1,65m. No caso de mulheres, a estatura mínima exigida é 1,60m.

As taxas de participação foram de R$ 31,30 e R$ 35,10, dependendo da forma de pagamento.

Seleção

O último processo seletivo contou com seis etapas. A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, constava de provas de escolaridade, com 50 questões objetivas, de múltipla escolha, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais (confira nos anexos da matéria o conteúdo programático de Conhecimentos Gerais exigido no concurso de 2007) e a elaboração de uma redação de, no mínimo, 20 linhas. As seguintes consistiam em: prova de condicionamento físico, exames médicos, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

Juliana Pronunciati/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

11/03/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.