MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso para diplomata será aberto em breve

Ministério das Relações Exteriores (MRE) aprovou o Cespe/UnB como o responsável pela seleção. Para participar, interessados precisam ser graduados em qualquer área.

Redação
Publicado em 09/11/2010, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Como ocorre todo ano, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) já se prepara para abrir o concurso de 2011 para admissão à carreira de diplomata. No Diário Oficial da União desta segunda-feira, 8 de novembro, foi publicado o extrato de dispensa de licitação para contratar o Cespe/UnB como o organizador do processo seletivo.  

A assessoria de imprensa do ministério informou que a portaria que estabelece as normas do concurso, bem como o número de vagas, ainda não foi publicada. No processo seletivo de 2010, cujo edital foi publicado em novembro do ano passado, foram abertas 108 vagas, enquanto a seleção de 2009 contou com 105 oportunidades.  Para concorrer, os principais requisitos são possuir graduação superior completa em qualquer curso e ter bons antecedentes.

Em 2009 – O último concurso, que trouxe 108 ofertas para o curso de formação do Instituto Rio Branco (IRBr), também foi organizado pelo Cespe/UnB e, para participar, foi preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120.

A seleção registrou 8.869 inscritos. A primeira etapa do processo seletivo foi composta por uma prova objetiva com 80 questões sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

Na fase seguinte, foi preciso fazer uma redação e, na terceira etapa, os candidatos enfrentaram questões discursivas de cada disciplina a seguir relacionada: história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e inglês. Esta última matéria exigiu traduções (inglês para português e português para inglês), resumo de texto e uma redação. Por fim, o Instituto Rio Branco também realizou exames escritos classificatórios de francês e espanhol.

Os aprovados ingressam como terceiro secretário e contam com salário inicial de R$ 12.413,03. O curso de admissão do IRBr, segundo portaria que regulamento o curso e que foi recentemente publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, tem duração de três semestres. Os matriculados terão que conquistar notas superiores a 60 e registrar mínimo de 75% de presença.

Talita Fusco/SP

Veja também:

SME/SP: PL que cria vagas de professor avança na Câmara

SEFAZ/RJ: editais sofrem atraso, mas devem sair este mês

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IRBr

IRBr
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: CESPE/UnB

+ Agenda do Concurso

09/11/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.