MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto cria 500 vagas para peritos médicos

Proposta tramita em caráter conclusivo. Entre 2009 e 2010, o órgão abrirá 720 agências da Previdência Social

Redação
Publicado em 02/12/2009, às 13h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No mês passado, a Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que prevê a criação de 500 cargos efetivos para perito médico previdenciário. Foram aprovadas, também, 124 oportunidades em comissão e funções de confiança. A proposta tramita em caráter conclusivo.


O Poder Executivo Federal encaminhou o projeto nº 5914/09 ao presidente Luis Inácio Lula da Silva em agosto deste ano. Segundo o documento, as novas contratações se fazem necessárias para viabilizar o plano de expansão do órgão: entre os anos de 2009 e 2010, a previsão é de que sejam abertas 720 novas agências da Previdência Social, além de outras 280 que serão instaladas em longo prazo. As unidades físicas estarão localizadas em um número maior de municípios, já que, atualmente, abrangem apenas 17,42% do território nacional – o que dificulta o acesso de muitas pessoas aos serviços sociais.


Ainda de acordo com o projeto, em cada posto da Previdência é necessário haver ao menos um perito médico responsável por conceder e renovar os benefícios dos usuários, por isso o texto sugere que se realize concurso.


A aprovação do projeto foi recomendada pelo deputado Germano Bonow (DEM-RS), relator na comissão. O membro da Assembleia Legislativa destacou que as novas agências e a contratação de mais funcionários são vantagens significativas para o atendimento dos idosos, gestantes, pessoas com deficiência e acometidas por doença que impossibilita o trabalho.


A proposta ainda passará pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Próximo concurso – Em 3 de novembro deste ano, o INSS foi autorizado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a realizar uma seleção com 250 vagas destinadas à carreira de perito médico previdenciário. O edital deverá ser publicado até o dia 4 de maio de 2010. Para se candidatar, será necessário ter graduação completa em medicina.


Seleção anterior - O último concurso que abriu chances a profissionais para o mesmo cargo ocorreu no ano de 2006. Foram contratados 1.500 peritos médicos em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A taxa de inscrição era de R$ 80 e o salário inicial correspondia a R$ 3.418,21.


Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Ipasgo/GO: edital deverá ser publicado nos próximos dias


UFOPA/PA: autorizado concurso com 125 vagas
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos INSS

INSS
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

02/12/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.