MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Polícia Militar oferecerá mais de 2 mil vagas

Edital do processo seletivo está previsto para o final de julho e as matrículas acontecerão em março de 2012 para repor contratos vencidos

Redação
Publicado em 21/07/2011, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) deverá lançar, até o final deste mês, o edital da seleção que vai oferecer 2.179 oportunidades para soldados (masculino e feminino) no Serviço Auxiliar Voluntário (SAV).

As vagas foram autorizadas na última semana pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e fazem parte de um pedido para 4.237 chances. A solicitação para tamanha oferta de cargos foi feita com antecedência, pois a PM pretende repor os contratos que vencem nos meses de fevereiro e setembro do ano que vem. O total será distribuído em dois processos seletivos: o primeiro disponibilizará as 2.179 vagas, enquanto as outras 2.058 ficarão para a próxima seleção.

As matrículas para os aprovados no primeiro concurso acontecerão em março de 2012. Segundo o capitão Fábio Pelegrini, chefe da divisão de seleção e alistamento da Polícia Militar, ainda faltam alguns detalhes para que a corporação defina a empresa organizadora, mas tudo indica que a Fundação Vunesp também será a responsável pela seleção.

O edital, de acordo com o capitão, deverá ter poucas alterações em relação ao último processo seletivo do SAV, que ocorreu em 2010. “Os candidatos podem conferir o edital do concurso anterior, já que a única mudança diz respeito aos municípios onde os cargos serão ocupados”, informou.

Para concorrer é preciso ter entre 18 e 23 anos; estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres; ter concluído o ensino fundamental; não registrar antecedentes criminais; entre outros requisitos.

Os soldados temporários recebem dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.090, e desempenham serviços administrativos, serviços auxiliares de saúde e defesa civil. Os contratos têm duração de, no máximo, dois anos.

Seleção anterior

No último concurso, que teve edital publicado em outubro do ano passado, foram abertas 1.956 vagas temporárias no Serviço Auxiliar Voluntário. As chances eram para unidades sediadas na capital, região metropolitana e interior do Estado. Na ocasião, a taxa de participação custou R$ 20 e foram registradas 17.336 inscrições.

Etapas

Todos os candidatos são submetidos a uma prova objetiva com 50 questões, contendo as disciplinas de português, matemática e conhecimentos gerais (história, geografia e atualidades). O processo de seleção também inclui teste de aptidão física (TAF), exame médico, investigação social e análise de documentos. Antes de iniciar as atividades, há ainda um curso de treinamento, com duração aproximada de oito semanas, no qual o candidato terá noções de direito penal, direito administrativo, administração financeira e outras matérias ligadas às atividades que desenvolverá.

Renan Abbade

Veja também:

Polícia Civil/SP: Concurso para agente tem mais de 110 mil inscritos

Marinha: Divulgado edital com 778 ofertas para nível médio

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional, Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

20/07/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.