MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Processo seletivo será lançado no fim de janeiro

Segundo o órgão, a previsão é que o edital para recenseador seja publicado no próximo dia 28.

Redação
Publicado em 12/01/2010, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem espera pelo lançamento do processo seletivo para recenseador do Censo 2010 deve ficar atento. A assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o edital da seleção para quase 200 mil vagas deve ser publicado no dia 28 de janeiro.

Anteriormente, o instituto havia informado que seriam abertas 189.204 oportunidades para a atividade temporária, mas o quantitativo de vagas foi alterado. Agora, serão abertas 191.973 ofertas de trabalho. Este número, segundo a assessoria, ainda pode sofrer pequenas alterações, já que o órgão está analisando a necessidade de recrutar mais  profissionais para atender os 5.565 mil municípios brasileiros.

De acordo com o cronograma divulgado no site do Censo 2010, as inscrições do concurso ocorrerão de 22 de fevereiro a 19 de março e as contratações dos aprovados serão realizadas a partir de julho.

Requisitos – Para concorrer às chances de recenseador, os candidatos precisam comprovar ensino fundamental completo.

O salário não possui um valor fixo e o profissional recebe de acordo com sua produção, com base no número de unidades visitadas, domicílios e pessoas entrevistadas. A expectativa é que o contrato de trabalho dos recenseadores tenha duração de dois meses. 

Censo experimental – Em 2009, o IBGE lançou uma seleção para 219 oportunidades temporárias de níveis fundamental e médio. As chances eram para a cidade de Rio Claro, que fica a 175 quilômetros da capital paulista.

De acordo com o edital, os aprovados trabalhariam no censo experimental 2009, uma espécie de teste para o Censo 2010.

Das vagas abertas, 190 eram para o cargo de recenseador (nível fundamental), 25 para agente censitário supervisor (nível médio) e quatro para agente censitário municipal (nível médio). Organizado pela Fundação Cesgranrio, as taxas de inscrição custaram R$ 14 e R$ 22.

Na prova objetiva, os candidatos às vagas de recenseador responderam a questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos técnicos.

Talita Fusco/SP

Veja também:

Autarquias: editais em breve para quase 500 novas vagas

DPU: edital para 311 vagas deve sair até fevereiro

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IBGE

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

12/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.