MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MRE anuncia normas da seleção 2011 para diplomata

Com a publicação da portaria que estabelece as regras do novo concurso, edital para a carreira de diplomata deverá ser lançado muito em breve.

Redação
Publicado em 02/12/2010, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou o nome do Cespe/UnB como o responsável pelo concurso 2011 de admissão ao Instituto Rio Branco (IRBr). Agora, mais um passo foi dado para a divulgação do edital. Isto porque foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje (2), a portaria que estabelece as normas para a seleção do próximo ano.

Segundo o documento, serão oferecidas 26 vagas para a carreira de diplomata, que exige graduação superior completa em qualquer curso superior. Os aprovados no concurso ingressam como terceiro secretário e, de acordo com a tabela de remuneração dos servidores federais de novembro de 2010, contam com vencimento inicial de R$ 12.962,12.  

Fases – A portaria divulgada hoje informa quais serão as etapas do processo seletivo. Assim como nos outros anos, a primeira fase da seleção será composta por exame objetivo, com questões das disciplinas de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.

Em seguida, haverá prova discursiva de português e, correspondendo à terceira fase, serão aplicadas avaliações discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e inglês. Por fim, o Instituto Rio Branco também realizará testes escritos classificatórios de francês e espanhol.

Os habilitados ingressarão no curso de admissão do IRBr. Segundo portaria que regulamenta o curso, a duração será de três semestres. Os matriculados terão que conquistar notas superiores a 60 e registrar mínimo de 75% de presença.

Seleção anterior – O último concurso, lançado no final de 2009, trouxe 108 ofertas para diplomata. Também organizado pelo Cespe/UnB, a taxa de inscrição custou R$ 120. A seleção registrou 8.869 inscritos.

Talita Fusco/SP

Veja também:

Cobra Tecnologia: concurso terá mais de 3.600 vagas em todo país

PM/SP: corporação altera data de lançamento do concurso
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IRBr

IRBr
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: CESPE/UnB

+ Agenda do Concurso

02/12/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.