MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Organizadora de processo seletivo é definida

A seleção oferecerá vagas para todos os munícípios brasileiros.

Redação
Publicado em 11/08/2009, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definiu a Fundação Cesgranrio, do Rio de Janeiro, como a empresa organizadora de seu próximo processo seletivo. O órgão foi autorizado a contratar 239.151 servidores temporários para a realização do Censo 2010, mas de acordo com o cronograma de recrutamento de pessoal, a próxima seleção oferecerá 32.900 vagas.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de agente censitário regional (400 vagas), agente censitário municipal (7 mil), agente censitário supervisor (22 mil), agente censitário administrativo (2 mil) e agente censitário de informática (1,5 mil).

As vagas serão distribuídas entre todos os municípios brasileiros. Para concorrer é necessário ter nível médio. A previsão é de que as contratações comecem em outubro desse ano e as contratações, em março do ano que vem.

Além dessas ofertas, o órgão lançará edital para 200 mil oportunidades de recenseador, para candidatos de ensino fundamental. As contratações estão previstas para começarem em julho de 2010.

De acordo com o cronograma divulgado pelo órgão, entre março e julho do próximo ano, as equipes de coleta de dados e supervisão devem passar por um treinamento para que, a partir do mês de agosto de 2010, comecem a coletar as informações necessárias à pesquisa. Os primeiros resultados devem ser divulgados a partir de dezembro de 2010.

A pesquisa – De acordo com o IBGE, esta será a 12ª edição do Censo Demográfico realizado no país. A pesquisa funciona como um retrato da extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas. Os resultados do Censo servem para nortear o planejamento público e privado da próxima década.

A pesquisa é feita com a coleta de dados em todos os domicílios brasileiros, através de um questionário previamente elaborado. O responsável pela busca das informações é o recenseador e  qualquer morador é capaz de fornecer as respostas referentes ao seu domicílio.

Segundo o órgão, a fase preparatória da operação censitária começou em 2007 e seus trabalhos foram intensificados em 2008. Em 2010, 5.565 municípios devem ser visitados.

Juliana Pronunciati/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IBGE

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

11/08/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.