MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PL que cria vagas de perito segue para o Senado

Se aprovado, projeto terá que ser sancionado pela Presidência. De acordo com o PL, futuras vagas de perito médico deverão ser preenchidas através de concurso.

Redação
Publicado em 19/11/2010, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O projeto de lei nº 5914/09, que prevê a criação de 500 cargos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi enviado para a análise do Senado na última quinta-feira, 18 de novembro. O PL havia sido aprovado – em caráter conclusivo – pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados no fim de junho, mas a redação final do texto foi aprovada somente neste mês. Após a avaliação do Senado, o projeto será encaminhado para a sanção ou veto do presidente da República.

As 500 novas oportunidades previstas no projeto de lei serão para a carreira de perito médico previdenciário e terão que ser preenchidas através de concurso. O documento também prevê a implementação de cargos de confiança e comissionados no INSS. De acordo com o projeto de lei, a criação destes postos de trabalho é necessária para atender ao plano de expansão do instituto.

Seleção anterior – Em janeiro deste ano, o INSS publicou edital para 500 vagas de perito, que exige graduação completa em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). As chances eram para todo o Brasil e o salário correspondia a R$ 4.149,89. A seleção foi organizada pelo Cespe/UnB, que cobrou taxa de inscrição no valor de R$ 60. Todos os inscritos enfrentaram prova objetiva com 50 perguntas de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

De conhecimentos básicos, o conteúdo programático incluía português, ética no serviço público, noções de direito constitucional e noções de direito administrativo. Já a prova de conhecimentos específicos foi composta por perguntas sobre medicina geral e do trabalho, legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), legislação do trabalho e legislação previdenciária.  Segundo o Cespe/UnB, 9.971 pessoas se inscreveram no processo seletivo e a relação candidato/vaga registrada foi de 19,94.

Talita Fusco/SP

Veja também:

Área VIP JC: o caminho mais rápido para o sucesso nos concursos

IBGE: definida a organizadora de seleção para 120 vagas

Polícia Civil/SP: concurso de agente deverá ser aberto este ano

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.