Tudo Sobre

Concurso Governo

Concursos federais podem ter até 47 mil vagas em 2014

É o que diz o Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado pelo Ministério do Planejamento ao Congresso. Texto agrega, ainda, mais postos para o Legislativo, Judiciário e MPU. No Executivo, há 42.352 vagas



Reinaldo Matheus Glioche
Publicado em 03/09/2013, às 14h25

OGoverno federal prevê o preenchimento de 47 mil vagas por meio de concursospúblicos para o executivo federal em 2014. Esse é o saldo do Projeto de LeiOrçamentária Anual (Ploa) encaminhado no final da semana passada ao congressopelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Constamdo projeto, ao todo, 66.678 vagas que integram, além do executivo federal, os poderesjudiciário, legislativo, o Ministério Público da União e o Conselho Nacional doMinistério Público.

Nemtodas essas vagas, porém, serão efetivamente preenchidas. A ministra MiriamBelchior, na ocasião do anúncio do envio do Ploa ao congresso, fez questão de pontuarque muitas dessas vagas ainda precisariam ser criadas. Ela reiterou, também, adisposição do governo federal de usar de critério para a liberação de concursosestratégicos para o âmbito federal.

Dequalquer maneira, o Ploa de 2014 prevê aumento de despesas em detrimento doencolhimento do número de ofertas. Eram 49.347 oportunidades para o executivofederal descritas no texto enviado ao congresso em 2012. Pouco mais de 15 milforam disponibilizadas em concursos públicos até este mês de setembro. Valelembrar que os concursos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Banco Central eMinistério do Trabalho (MTE) tiveram o número de vagas reduzido em relação aosolicitado.

Segundoo MPOG, se todas as 47.112 vagas forem providas em 2014, o custo será de R$2.278 bilhões. Vale destacar, ainda, que desse montante de vagas, 42.353 cargosjá estão vagos. Na ocasião do envio da proposta para o exercício de 2013, essenúmero era de 43.401 cargos. Prova de que a máquina pública segue defasada e osconcursos realizados ao longo do ano pouco satisfizeram as necessidades doexecutivo federal.

Legislativo e Judiciário

Deacordo com o texto, o Legislativo terá 931 novas oportunidades em 2014.Dessasoma fazem parte a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal deContas da União. Com muitos concursos para tribunais federais à espreita, ojudiciário federal terá 6.330 vagas em 2014 e outras 4.235 devem ser criadas.

Mais informações a respeito do Ploa 2014e como ele deve repercutir nos concursos públicos do próximo ano na edição 1710do JC&E, nas bancas de jornal a partir do próximo sábado (7).

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

03/09/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas