MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PM pede mais de 2.500 vagas para concursos em 2013

Corporação já enviou ao governo do Estado proposta para a realização de novas seleções para os quadros de soldado e para aluno oficial na Academia do Barro Branco. É necessário nível médio para ambos os postos

Redação
Publicado em 04/12/2012, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) confirmou a solicitação feita ao governo do Estado para a realização de novos concursos para seus quadros efetivos.

De acordo com o departamento de gestão de pessoas da PM paulista, a corporação fez o que chama de proposta na qual expõe a necessidade de seus quadros. Essa proposta antes de chegar ao governador Geraldo Alckmin será apreciada pelas secretarias da Fazenda, Gestão Pública, Planejamento e Desenvolvimento Regional, além da Casa Civil. A esses órgãos caberá promover retificações na proposta e sugerir critérios para a melhor tramitação do pedido da PM/SP.

Ao JC&E, a corporação informou que foram solicitadas cerca de 2.300 vagas para soldado e 220 para aluno oficial. Com um concurso para o cargo de soldado ainda em vigor, a PM/SP pretende agilizar os procedimentos para a nova seleção para não ver seu efetivo diminuir no meio tempo. Para isso, incluiu na proposta encaminhada ao governo do Estado um estudo em que aponta aproximadamente quantos cargos devem vagar nos próximos anos. A ideia é empossar os aprovados desse concurso, que ainda nem sequer foi autorizado, em 2014 ou começo de 2015.

Essa análise de cargos em vacância nada mais é do que uma prevenção da PM a uma eventual disposição do Palácio dos Bandeirantes em autorizar um número inferior ao exposto na proposta. Ainda segundo o departamento de gestão de pessoas da corporação, é prática recorrente por parte do executivo, autorizar um quantitativo menor de vagas e condicionar o preenchimento de outras ao surgimento de cargos vagos.

Mais detalhes

Para concorrer ao posto de soldado efetivo da PM/SP, diferentemente do que ocorre com os temporários, é preciso ter o nível médio completo.  A remuneração atualmente praticada para o cargo, de acordo com tabela fornecida pela corporação, é de R$ 2.537,91 – já considerando o adicional de insalubridade – findado o curso de formação. Existem algumas restrições à candidatura ao posto. Para estar apto à concorrência, o candidato deve ter entre 18 e 30 anos, carteira de habilitação entre as categorias “B” e “E” e altura mínima de 1,65m, se do sexo masculino, ou 1,60m, se do sexo feminino.

A outra seleção pleiteada pela PM/SP é para aluno oficial no bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais - CFO) na Academia do Barro Branco.  Para concorrer, o interessado (a) deverá ter no máximo 26 anos de idade, exceção feita aos que já integram os quadros da corporação. Além, é claro, do ensino médio completo.

Projeção

Ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico, mas o departamento de gestão de pessoas da PM/SP acredita ser possível lançar os editais no primeiro semestre de 2013.

Reinaldo Matheus Glioche/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

04/12/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.