Tudo Sobre

Concurso TCE

Tribunal fará concurso para agente de fiscalização

Comissão responsável pela abertura do concurso já está formada. Em breve, órgão deverá lançar também processo seletivo para procurador do Ministério Público junto ao tribunal.



Redação
Publicado em 19/07/2010, às 14h21

O Diário Oficial do Estado de São Paulo do último sábado (17) trouxe mais um despacho do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE/SP) com boas notícias para os concurseiros. Segundo o documento, ficou instituída a comissão responsável pela abertura de concurso para as carreiras de agente de fiscalização financeira e agente de fiscalização financeira – administração. Para ocupar os dois cargos, é preciso possuir graduação superior completa em área específica.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o número de vagas que a próxima seleção disponibilizará. Também não foi informada a previsão de lançamento do edital do novo processo seletivo.

Em 2005, o órgão lançou concurso para 195 vagas. Deste total, 127 chances eram para agente de fiscalização financeira, 20 para agente de fiscalização financeira – administração geral e 48 para auxiliar de fiscalização financeira (nível médio completo).  Havia ofertas para a capital e várias cidades do Estado, como Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, entre outras.

Para agente de fiscalização financeira, as oportunidades estavam distribuídas entre as áreas de direito, economia, contabilidade, administração e engenharia civil e o salário era de R$ 4.931,18. Já as vagas para agente de fiscalização – administração geral eram somente para as formações de economia, contabilidade e administração e contavam com vencimento de R$ 5.137,17.

Sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, os candidatos às vagas de agente enfrentaram duas provas objetivas (conhecimentos gerais e conhecimentos específicos) e ainda um exame discursivo. No conteúdo programático sobre conhecimentos gerais, estavam incluídas as disciplinas de português, matemática e raciocínio lógico.

Procurador –  Em maio deste ano, o governador Alberto Goldman sancionou a lei complementar nº 1.110/2010, que instituiu o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). A lei também estabelece a criação de nove vagas para procurador, as quais serão preenchidas através de concurso de provas e títulos.

No Diário Oficial de São Paulo de 15 de julho, o TCE publicou um despacho com os nomes dos membros do tribunal que farão parte da comissão responsável pela abertura do processo seletivo, o que indica que o edital da seleção deverá ser publicado em breve.   

O cargo de procurador do MP junto ao Tribunal de Contas poderá ser ocupado somente por brasileiros que tenham graduação completa em direito. Também será exigido dos futuros candidatos experiência mínima de cinco anos em atividades na área. 

Segundo a lei e o projeto de lei que a originou, trata-se de um Ministério Público especial, diferente daquele que atua junto ao poder judiciário, e que fará parte da estrutura do Tribunal de Contas.

Veja também:

Saúde/SP: seleções em diversos órgãos abrirão 587 vagas

SUSEP: órgão aguarda autorização de concurso   

+ Resumo do Concurso TCE

TCE
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

19/07/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas