MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Escriturário: professores dão dicas por matéria

Para ajudá-lo a sair na frente neste grande processo seletivo, o JC&E convidou os professores da Academia do Concurso para darem dicas específicas por disciplina.

Redação
Publicado em 21/01/2011, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco do Brasil lançou recentemente dois editais para o cargo de escriturário, com lotação em 15 Estados. Agora, resta aos candidatos entrarem na reta final de estudos para as provas, que estão previstas para o dia 6 de fevereiro e 20 de março.

Para ajudá-lo a sair na frente neste grande processo seletivo, o JC&E convidou os professores da Academia do Concurso para darem dicas específicas por disciplina, baseando-se no conteúdo programático oficial. Confira!

Conhecimentos em informática, por Eduardo da Hora
Diante do edital, o candidato tem que focar em BrOffice e Linux. São questões frequentes nos últimos concursos da FCC. Ícones e menus também vão estar na prova. Sobre Internet, é bom ficar atento ao tipos de trojan, malware, spyware - já que eles são utilizados por “Hackers” para invasão nas próprias agências. A banca Carlos Chagas normalmente enfatiza em suas provas: Rede, Excel, Hardware e Segurança.

Matemática, por Benjamin César

É importantíssimo estudar todo o programa do concurso, mas você pode dedicar uma atenção maior aos assuntos que têm sido cobrados com maior frequência, tais como:

- Probleminhas envolvendo equações do 1º grau ou proporcionalidade;
- Sequências numéricas que poderão ser matemáticas ou não;

- Questões envolvendo porcentuais;
- interpretação e análise de gráficos.
Com relação à Matemática Financeira, juros simples as operações com as taxas o cálculo das rendas e os sistemas de amortização merecem destaque.

No geral, leia cuidadosamente os enunciados, pois isso é fundamental.

Conhecimentos Bancários, por Carlos Arthur Newlands Junior

Estes são os tópicos e assuntos, dentro do conteúdo do edital para o concurso do Banco do Brasil/SP interior, que eu considero mais importantes e mais prováveis de serem pedidos:


- Atribuições e competências do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central;
- Instituições financeiras e intermediários financeiros: características e principais operações desenvolvidas pelo(a)s: bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
- Previdência privada aberta e fechada;
- CDB/RDB;
- Fundos de investimento;
- BM&F Bovespa;
- Diferença entre companhias abertas e companhias fechadas;
- Negociação à vista de ações: tipos de ordem, prazo de liquidação;
- Debêntures: conceito e características básicas;
- Câmbio: agentes autorizados; ofertantes e demandantes; posição de câmbio; ACC;
- Derivativos: conceitos básicos de contratos a termo, futuros, opções e swap; diferenças entre contrato a termo e contrato futuro;
- Garantias: diferença entre aval e fiança; alienação fiduciária; FGC.

A banca é a FCC; podemos antever uma prova possivelmente com respostas aonde o erro pode estar em um sufixo indevido, numa palavra “não” fora de contexto, num advérbio excludente (“somente, unicamente, exclusivamente”, etc.) ou na inversão da ordem de afirmações que altere o sentido. A FCC também tem por tradição elaborar questões com resposta muito parecidas entre si. Portanto, minha orientação é que, ao fazer a prova, não utilize “leitura dinâmica”.

Raciocínio Lógico,porBenjamin César

Para a prova de RLM é fundamental saber a tabela verdade das proposições compostas, as equivalências e suas aplicações. As questões em que será necessário chegar a conclusões a partir de informações dadas também são muito comuns.

Problemas de contagem, envolvendo as permutações simples e as combinações simples ou com repetição merecem destaque.

Uma vez mais é bom lembrar a atenção com os enunciados. A leitura atenta e cuidadosa é fundamental.


Língua Portuguesa, por Sandro Lucena

Oriento aos alunos que farão o concurso para o Banco do Brasil que tenham uma atenção redobrada  quanto à regência e emprego do acento indicativo de crase. São dois fortes assuntos cobrados na prova de português. Cuidado também com o estudo da pontuação e  da concordância verbal e nominal.


É muito importante que os candidatos tenham o hábito da leitura, o que facilita a aprendizagem da ortografia e acentuação gráfica das palavras. Além de enriquecer o vocabulário e  auxiliar o mecanismo de interpretação de textos.

Habilidades no atendimento, por Monique Aguillar

A orientação é que o candidato esteja atento a tópicos como “8 p´s” e características básicas de marketing de serviços, sac e ouvidoria, relacão custo e benefício e construção do conceito de valor, necessidade, fidelização, propaganda x publicidade, marketing e vendas, código de ética dos teleoperadores, marketing direto, marketing de relacionamento e regras de postura em atendimento.  

A Lei 10.098/00 fala sobre acessibilidade para portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida; a Lei n.º 10.048/00 fala sobre atendimento prioritário; e o decreto n.º 5.296/04 regulamenta e amplia essas duas leis. Devemos saber quem possui atendimento diferenciado e todas as regras de acessibilidade em prédios públicos e estacionamento. Diante disso, eu indico ainda que o candidato faça muitos exercícios durante a reta final.

Atualidades, por Orlando Stiebler

Para essa prova, é importante o candidato ficar atento aos assuntos mais recentes e relevantes que saíram na imprensa. Temas como meio ambiente e sustentabilidade têm caído em várias provas, e a COP 15, encerrada em dezembro, pode ser uma aposta. A crise econômica mundial e a atual situação da Grécia merece destaque, assim como a questão nuclear e o posicionamento do Irã. Falando em Irã, a política externa brasileira tem sido um tema presente, e por isso vale lembrar os polêmicos laços do governo Lula com Ahmadinejad, a turbulenta relação com os vizinhos como o Paraguai, Venezuela, Equador, entre outros. A atuação de novos organismos criados ao redor do mundo também são interessantes, e tenho visto questões sobre a ALBA, BRIC, IBAS, UNASUL... Sobre temas nacionais, fica a dica de estudar temas sobre educação, saúde, segurança e assuntos polêmicos como a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Pará.

Veja também:

Escriturário: Banco do Brasil abre inscrições para dez Estados

Banco do Brasil: concurso para escriturário tem 93,9 mil inscritos

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre IBC - Instituto Brio Conhecimentos

INSTITUTO BRIO CONHECIMENTOS – IBC

+ Resumo do Concurso Banco do Brasil

Banco do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: IBC

+ Agenda do Concurso

21/01/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.