MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Correios: empresa estudar demitir funcionários para contratar novos

Faz mais de 10 anos que não é promovido concurso dos Correios para alguns cargos. Saiba quais são os planos da empresa estatal para contratar novos empregados

Parede branca com o nome e o logo dos Correios e cidadão ao fundo
Parede branca com o nome e o logo dos Correios e cidadão ao fundo - Divulgação/Agência Brasil
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/12/2023, às 23h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você que aguarda ansioso pelo próximo concurso dos Correios pode se deparar com mudanças significativas nos próximos meses. A empresa pública, que ainda não definiu a data de publicação do edital de abertura, estuda a possibilidade de demissões para abrir espaço à contratação de novos funcionários por meio de concurso público.

Desde o início do ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou o processo de privatização dos Correios e, assim, abriu espaço para novas perspectivas na estrutura da empresa, os concurseiros passaram a sonhar com o anúncio do novo concurso. 

No mês passado, os empregados públicos atuais ameaçaram realizar greve e entre as reivindicações estava a ampliação do quadro de pessoal via concurso público, além de melhores condições de trabalho e correção da tabela salarial.

De acordo com a Findect, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, houve desistência da greve porque os Correios se comprometeram a fechar um acordo e conceder:

  • reajuste salarial de 3,53% a partir de janeiro de 2024
  • reajuste no Vale Refeição
  • concessão de um vale extra no valor de R$ 1,5 mil no dia 15 de dezembro
  • antecipação de 50% do décimo terceiro para quem optar por receber a gratificação natalina no seu período de férias, de janeiro a novembro

Plano de Desligamento Voluntário (PDV) ou Incentivado (PDI) 

Quanto ao concurso, a empresa pública quer contratar novos trabalhadores, mas sem gerar um aumento substancial nas despesas. Para isso, avalia a elaboração de um modelo de Plano de Desligamento Voluntário (PDV) ou Incentivado (PDI).

A proposta do PDV ou PDI é reoxigenar o quadro de funcionários. Nota técnica dos Correios ressalta que essa seria uma “alternativa atrativa e benéfica tanto para a empresa, que pode se beneficiar da redução de custos, quanto para os colaboradores, inclusive para os empregados com maiores salários que optarem pelo desligamento (retorno financeiro recíproco), de forma a contratar no curto e médio prazo novos empregados por meio da realização de concurso“. 

Estudos preliminares dos Correios sugerem a necessidade de 6.919 novos empregados, além da abertura de 13.838 vagas para cadastros reserva. Portanto, o próximo edital pode ofertar 20.757 vagas.

+Só 32% dos novos cargos criados para o STM são para concurso público

O último concurso dos Correios

O último processo seletivo para ingresso nos Correios ocorreu em 2017, oferecendo 88 vagas de níveis técnico e superior, distribuídas entre os cargos de:

  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior
  • Técnico de Segurança do Trabalho Júnior
  • Enfermeiro do Trabalho Júnior
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior
  • Médico do Trabalho Júnior

Importante ressaltar que faz mais tempo ainda que não há concurso para Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo: o último foi há mais de 10 anos.

+Criação da Polícia Municipal avança na Câmara dos Deputados

Saiba mais sobre os Correios

Os Correios desempenham um papel fundamental na vida dos brasileiros, conectando pessoas e empresas de todos os cantos do país e do mundo. Hoje, os Correios não são apenas responsáveis pela entrega de correspondências, mas também atua na logística de encomendas e na distribuição de produtos.

Existe uma extensa rede de agências e postos de atendimento em todo o território brasileiro. Essa capilaridade permite que a instituição chegue a locais remotos, facilitando a comunicação e o comércio em todas as regiões do país.

Além da entrega de cartas e encomendas, os Correios oferecem uma variedade de serviços, incluindo Sedex, PAC, logística integrada, serviços financeiros (como o Banco Postal), e-commerce, entre outros.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos Públicos no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Correios 2024

Correios
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

concursosconcursos publicosconcursos federaisconcursos 2024

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.