Tudo Sobre

Concurso Depen MG

Concurso Depen MG: escolhida banca para 2.420 vagas

O novo concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) já está confirmado e contará com 2.420 vagas de policial penal. Ensino médio e R$ 4,6 mil



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/06/2021, às 10h44 - Atualizado às 14h08

Concurso Depen MG: sede da Depen MG
Google Maps

O novo  concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) já conta com banca organizadora definida. De acordo com o resultado do pregão realizado nesta quarta-feira, 9 de junho, a empresa responsável pela aplicação das provas objetivas será o Instituto Selecon. Além disso, ficou definido que o curso de formação ficará à cargo do Instituto AOCP. O processo deve ser retomado dia 11, com análise dos documentos das empresas. Caso ocorra algum problema, outros participantes poderão ser reconvocados.

A publicação do edital de abertura de inscrições segue prevista para ocorrer até julho, coforme anunciado  pelo secretário de segurança pública do estado, Rogério Greco. 

Ao todo serão oferecidas 2.420 vagas para políciais penais, sendo 1.944 para homens e 476 para mulheres. Para concorrer ao cargo será necessário possuir ensino médio, com iniciais de até R$ 4.631,24. Do total de vagas, 242 serão reservadas para candidatos portadores de deficiência.

Concurso Depen MG: saiba como serão as provas

De acordo com o projeto básico do concurso Depen MG, a seleção será composta de seis etapas, da seguinte forma:

  • Provas objetivas e redação
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica
  • Exames médicos
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada
  • Curso de formação profissional

As quatro primeiras etapas ficarão sob a responsabilidade da banca organizadora e as duas últimas, pela própria corporação.

A prova objetiva contará com 60 questões, com cinco horas de duração. Do total, 10 serão sobre língua portuguesa, 5 de informática básica, 10 de noções de direito, 10 de direitos humanos, 20 de legislação especial e 5 de raciocínio lógico. Língua portuguesa, direitos humanos e legislação especial contarão com peso dois e as demais disciplinas, peso um. 

A redação será corrigida dos candidatos que atingirem nota mínima de 60% , dentro de um limite de cinco vezes o número de vagas.

Concurso Depen MG: saiba como está o cronograma preliminar

O cronograma preliminar do concurso Depen MG prevê um prazo de 20 dias, a partir da assinatura do contrato com a empresa, para elaboração e aprovação do edital. Após a aprovação da versão final, o documento deverá ser publicado após dois dias. As inscrições deverão ser recebidas durante um prazo de 20 dias corridos. Após o término das inscrições haverá um prazo de 30 dias para a elaboração e mais 30 para a aplicação das provas. O resultado da prova objetiva e redação deve ser divulgado 14 dias após a aplicação. A prova psicológica deve ocorrer até 30 dias após a divulgação do resultado da prova objetiva e redação, com resultado até 14 dias após a aplicação.

Concurso Depen MG: saiba como foi a última seleção

O último concurso Depen MG ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 4 mil vagas de cadastro reserva de pessoal. Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a seleção foi composta de quatro etapas, incluindo provas objetivas, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada e curso introdutório.

concursosconcursos mg (minas gerais)provas anteriores

Comentários

Mais Lidas