Tudo Sobre

Concurso INSS - Técnico, Analista e Perito

Sem concurso INSS autorizado, órgão inicia 90 serviços via internet e telefone

Enquanto o governo tem adiado a autorização do concurso INSS, o órgão começou a implementar medidas para melhorar o atendimento à população



Camila Diodato
Publicado em 05/07/2019, às 10h48 - Atualizado às 16h47

Concurso INSS: automatização dos serviços
Antonio Cruz/Agência Brasil

Conforme noticiado pelo JC Concursos, o governo federal tem adiado a realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Inclusive, forama anunciadas medidas para que o órgão melhore o atendimento prestado à população, como a digitalização dos processos e o teletrabalho.

Agora, enquanto não é suprida a alta defasagem de pessoal, com o intuito de garantir o atendimento aos segurados, o INSS anunciou que 90 dos seus 96 serviços poderão ser feitos via internet, por meio de aplicativo e site Meu INSS, ou telefone (135), sem a necessidade de se deslocar até uma agência.

Tais serviços serão automatizados, sem que assim haja a necessidade de um atendente, para que o mesmo seja acionado apenas nos casos mais complexos e diminua o tempo de espera nas filas.

Serviços automatizados

A partir do próximo dia 10 de julho, praticamente todos os serviços do INSS estarão disponíveis via online ou fone. Os seis que continuam sendo presenciais são:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Vista ou carga de processos (consultas ao processo);
  • Realização de prova de vida;
  • Devolução de documentos;
  • Outros cumprimentos de exigências.

Estima-se que, com o novo serviço, cerca de 670 mil atendimentos mensais serão feito à distância.

Concurso INSS: defasagem e pedido

O último pedido do concurso INSS solicita um total de 7.888 vagas distribuídas entre os cargos de técnico (nível médio), analista (superior em várias áreas) e perito médico (superior em medicina).

Tais oportunidades sequer suprem a necessidade total do órgão, que tem déficit superior a 20 mil servidores em todo o país. E essa situação atrasa constantemente o atendimento aos segurados.

+ O JC Concursos segue acompanhando todos os detalhes sobre o novo concurso INSS, você poderá conferir aqui as novidades.

+ Resumo do Concurso INSS - Técnico, Analista e Perito

INSS
Vagas: 8230
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Técnico, Analista, Perito
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 5344,00 Até R$ 7900,00
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Comentários

Mais Lidas